SóProvas


ID
3290338
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito dos tópicos específicos do trabalho de auditoria do  Setor Público, julgue o item.

Para obter subsídios acerca da razoabilidade dos julgamentos da administração da entidade auditada, o auditor deverá fazer uma revisão retrospectiva de julgamento e premissas similares da administração aplicadas em períodos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 540 (R2) – AUDITORIA DE ESTIMATIVAS CONTÁBEIS E DIVULGAÇÕES RELACIONADAS 

    14. O auditor deve revisar o resultado das estimativas contábeis anteriores ou, quando aplicável, sua reestimativa subsequente para auxiliar na identificação e na avaliação dos riscos de distorção relevante no período corrente. O auditor deve levar em consideração as características das estimativas contábeis para determinar a natureza e a extensão dessa revisão. A revisão não visa questionar julgamentos sobre estimativas contábeis de períodos anteriores que eram apropriadas com base nas informações disponíveis na época em que foram elaboradas (ver itens de A55 a A60).

    CERTO

  • A questão cobra conhecimento sobre os procedimentos de auditoria em resposta aos riscos de distorção relevante decorrente de fraude em auditorias do setor público.

    Conforme a NBC TA 240, o auditor pode identificar um risco de distorção relevante devido à fraude que afete várias contas ou devido a mudanças significativas nas premissas relativas a estimativas recorrentes [1].

    Nesse contexto, as informações colhidas sobre o ambiente da entidade e “uma revisão retrospectiva de julgamento e premissas similares da administração, aplicadas em períodos anteriores, podem fornecer subsídios a respeito da razoabilidade dos julgamentos e premissas que serviram de base para as estimativas da administração", auxiliando o auditor em sua avaliação [1]. Portanto, a questão está correta.



    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Conselho Federal de Contabilidade. 2016.