-
maior diferença entre as placas gráficas AGP e PCI é que as placas AGP podem acessar a memória do sistema para ajudar em operações complexas, como o mapeamento de texturas. As placas PCI podem acessar apenas a memória disponível na placa real. O AGP não compartilha largura de banda com outros dispositivos, enquanto os cartões PCI compartilham. O AGP também faz solicitações em pipeline, o que significa que ele pode executar várias instruções ao mesmo tempo. As placas PCI não são canalizadas, o que significa que cada instrução deve ser concluída antes da execução da próxima.
Então, com todas essas grandes vantagens do AGP, você pensaria que seria o vencedor claro em desempenho, certo? Bem, não exatamente. Testes de placas gráficas AGP e PCI semelhantes mostram que eles apresentam quase o mesmo desempenho (normalmente medido em quadros por segundo). A área em que o AGP realmente brilha é em testes de alta resolução, onde o acesso direto à memória do sistema é mais benéfico.
Se você estiver instalando uma placa AGP ou PCI no seu computador, o slot AGP é geralmente o menor e deve ser marrom. Os slots PCI são um pouco mais longos e são de cor branca. O tamanho real dos cartões pode variar até alguns centímetros, embora os pinos na parte inferior do cartão correspondam ao slot correto.
Importante: Os slots AGP e PCI são de tamanhos diferentes. Portanto, as placas AGP podem ser colocadas apenas nos slots AGP e as placas PCI cabem apenas nos slots PCI.
-
GABARITO: ERRADO
O barramento AGP é ideal para a instalação das placas de vídeo com recursos 3D, já que elas exigem uma grande taxa de transferência no barramento. Esse tipo de barramento tem a largura de banda oito vezes maior que a do barramento PCI, o que lhe permite atender, com eficiência, o processo de formação de gráficos 3D.
O AGP é um barramento feito sob medida para as placas de vídeo. O AGP foi criado com base nas especificações do PCI 2.1 e opera ao dobro da velocidade do PCI, ou seja, 66 MHz, permitindo transferências de dados a 266 MB/s, contra apenas 133 MB/s permitidos pelo barramento PCI
PCI é um padrão de barramentos, destinado a conectar periféricos à placa-mãe do computador. Mas você também pode encontrar outras referências a ele, como “interface”, “slot” ou “soquete”. Ele foi criado em 1993 para substituir alguns padrões ancestrais, como AGP, VESA e USB (sim, lá atrás, a interface era usada na placa-mãe). Atualmente, o PCI convencional é peça de museu. Hoje estamos na segunda geração do padrão PCI Express (PCIe). Estima-se que em 2012 os primeiros dispositivos PCIe 3.0 chegarão ao mercado.
-
O AGP é um barramento feito sob medida para as placas de vídeo. O AGP foi criado com base nas especificações do PCI 2.1 e opera ao dobro da velocidade do PCI, ou seja, 66 MHz, permitindo transferências de dados a 266 MB/s, contra apenas 133 MB/s permitidos pelo barramento PCI.