SóProvas


ID
3291289
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O ágio por expectativa de rentabilidade futura ou fundo de comércio, por ocasião da compra de ativos de um investimento, deverá ser classificado no balanço patrimonial como:

Alternativas
Comentários
  • Boa noite, estou começando os estudos de contabilidade agora galera, onde encontro este assunto?

  • CPC-04 - Ativo Intangível

    O goodwill será classificado:

    I) No balanço individual - no Investimento (separado por subcontas);

    II) No balanço consolidado - no Intangível

    Gabarito: Letra A

  • Matheus, pesquise no Google: pronunciamentos Contábeis CPC 04, é o pronunciamento que aborda esse tema. Boa Sorte!
  • O goodwill quando gerado da compra de ativos para investimento, integra os mesmos, na conta de investimentos.

    É classificado no Intangível se for no balanço consolidado. Para se falar em Consolidado, deveria estar expresso.

    Se for no balanço individual, seria em Investimentos, mas não tem essa opção... A banca não deixou claro, mas a gente que lute pra adivinhar!

  • Aprendemos, em Contabilidade Avançada, que o ágio por expectativa de rentabilidade futura ou fundo de comércio deve ser apresentado no Ativo Não Circulante Investimentos no Balanço Patrimonial Individual da investidora.

    No entanto, em questões literais de Contabilidade Geral você vai adotar, se perguntado onde deve ser classificado o “fundo de comércio adquirido”, a classificação no Ativo Não Circulante Intangível, pois trata-se de literalidade da Lei n° 6.404/76.

    Assim, correta a alternativa A.

  • ICPC 09 (R2)

    Item 26. No balanço consolidado, o ágio (goodwill) da combinação deve ficar registrado no subgrupo do ativo intangível por se referir à expectativa de rentabilidade futura da controlada adquirida, cujos ativos e passivos estão consolidados nos da controladora. Já no balanço individual da controladora, a parte desse ágio atribuível à controladora deve integrar o saldo contábil do investimento e, portanto, ficar no subgrupo de investimentos do grupo de ativos não circulantes, porque, para a investidora, faz parte do seu investimento na aquisição da controlada, não sendo ativo intangível seu (como dito atrás, essa parte da expectativa de rentabilidade futura – o genuíno intangível – é da controlada). O processo de reconhecimento de impairment, por outro lado, deve ser aplicado tanto à conta de ágio (goodwill) no balanço consolidado (ver Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos), como à subconta também de ágio (goodwill) no balanço individual.

    Lei 6.404/76

    Art. 179 - As contas serão classificadas do seguinte modo:

    (...)

    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.