SóProvas


ID
3291595
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder às questões 05 e 06, leia o fragmento abaixo:
    
    “Alta e com postura retilínea, Elza é uma figura imponente. Diz que nunca foi conhecida por ser ‘meiguinha’ – ‘muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes’.
    Essa postura, ressalta, não tem a ver com uma maneira de marcar território em uma instituição historicamente masculina. ‘Não preciso cuspir no chão para mostrar que sou mais capaz que um homem’”. (linhas 14-23)

Expressões como “não passo a mão na cabeça” e “marcar território” são marcas de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     “não passo a mão na cabeça” e “marcar território”.

    Os dois termos acima são marcados por um coloquialismo, visto que é informal, natural ou popular utilizada no quotidiano em que não exige a atenção total da gramática.

  • GABARITO: LETRA B

    ? Alta e com postura retilínea, Elza é uma figura imponente. Diz que nunca foi conhecida por ser ?meiguinha? ? ?muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes?

    ? Essa postura, ressalta, não tem a ver com uma maneira de marcar território em uma instituição historicamente masculina. 

    ? Temos marcas de uma linguagem do dia a dia, uma linguagem informal, coloquial, usada em uma forma de cunho popular.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • RESPOSTA B

    A linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outro significado.