GABARITO: C
Redes ponto-a-ponto: Compostas de uma ou diversas linhas de comunicação, com cada linha sendo associada à conexão de um par de estações. Se duas estações querem se comunicar mas não há um compartilhamento de cabos, a comunicação é feita de modo indireto, através de uma terceira estação. Assim, quando uma mensagem é enviada de uma estação a outra de forma indireta, ela será recebida integralmente por cada estação e, uma vez que a linha de saída da estação esteja livre, retransmitida à estação seguinte. Esta política de transmissão é também conhecida por “store and forward”. Praticamente todas as redes de longa distância são do tipo ponto-a-ponto.
Algumas topologias das redes ponto-a-ponto (a) estrela; (b) anel; (c) árvore; (d) completa; (e) anéis que se interceptam; (f) irregular
Redes de Difusão: Também denominadas “broadcasting”. São caracterizadas pelo compartilhamento, por todas as estações, de uma linha única de transmissão. Neste caso, as mensagens enviadas por uma estação são recebidas por todas as outras conectadas a rede, sendo que um campo de endereço contido na mensagem permite identificar o destinatário. A maioria das redes locais e um pequeno número de redes de longa distância são deste tipo. Neste tipo de rede há a possibilidade de se enviar uma mensagem para todas as estações ou para subgrupos de estações (multicasting).
Redes de comunicação utilizando difusão: (a) barramento; (b) satélite ou rádio; (c) anel