SóProvas


ID
3293101
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 43 anos, residente em área silvestre, acaba de chegar no sistema carcerário e é levado à unidade de saúde da unidade prisional com a carteira de vacinação em mãos para ser analisada. Conforme esquema vacinal para adultos nessa idade e Calendário Nacional de vacinação (2017) do Ministério da Saúde, nesse caso quais as vacinas deveriam estar em dia?

Alternativas
Comentários
  • Idosos se enquadram em um grupo de risco para determinadas doenças, que podem causas complicações graves à saúde. Além das comuns aos adultos, é importante que pessoas acima de 60 anos tomem as seguintes vacinas:

    Gripe - o vírus da gripe sofre mutações e a vacina é atualizada anualmente, portanto é importante se imunizar uma vez por ano. A dose pode causar efeitos colaterais, mas muito menores do que a doença.

    Pneumococo - a dose é única e protege de doenças graves, como pneumonia e meningite.

    Se você perdeu sua caderneta de vacinação e não sabe quais vacinas já tomou, o melhor a fazer é considerar não ter sido vacinado, já que a repetição de doses não traz problemas. Mas o ideal é fazer um controle. Por meio de um exame de sangue é possível afirmar se você está imunizado contra uma determinada doença. Converse regularmente com seu médico.

  • triplice viral maior que 30 anos é apenas 1 dose!!!!!!!!!

    20 a 29 anos 2 doses. cudado!!!

  • Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos você precisa se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, são quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

    Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a primeira.

    Tríplice viral (SRC) - protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida. A rubéola é uma doença que pode prejudicar o feto quando acomete mulheres grávidas, portanto é importante se vacinar antes de planejar a gravidez.

    Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. São três doses iniciais: a segunda deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses apos a primeira. Depois disso, você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.

    Febre amarela - de acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada. No início de 2019, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país, devido ao aumento dos casos de febre amarela entre 2017 e 2018. Antes era indicada somente para quem morava ou ia viajar para lugares onde o risco da doença é alto. A vacina contra a febre amarela é contraindicada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando.