SóProvas


ID
3293512
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O êxito do Psicodrama terapêutico depende de um pré‐requisito indispensável que pode ser perturbado pela desarmonia entre os egos auxiliares. Esse pré‐requisito é nomeado por Moreno, pai do psicodrama, como

Alternativas
Comentários
  • A tele consiste, basicamente, na capacidade de diferenciar pessoas, coisas e objetos como partes separadas de si mesmo e comunicar-se empaticamente com elas. O ser humano pode responder a esta sensação de separatividade com afeto, rejeição ou neutralidade vincular, sendo esta última indiferença ao outro, seja por falta de proximidade física, conhecimento emocional ou diferenças de interesses e valores sócio-culturais. Seguindo esta leitura do conceito de tele, a capacidade de fazer diferenciações está diretamente ligada aos processos de desenvolvimento infantil e as respostas espontâneas para a formação de vínculos (afeto, rejeição, indiferença) sofreriam estas influências.  

  • O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro. A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que a utilizam em seus tratamentos.
    Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.
    O palco é o cenário onde se desenvolve a cena; o sujeito é o protagonista; o diretor o que conduzirá a cena; os ego-auxiliares, que serão os encarregados de encenar os personagens, contracenando, com o protagonista, os personagens reais ou fantasiosos, aspectos do paciente, símbolos do seu mundo; e o público são aqueles que estarão assistindo a cena.
    O Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa), Co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em "estado inconsciente") e Matriz de Identidade (lugar do nascimento).
    Um desarmonia entre os egos auxiliares é capaz de perturbar a capacidade de perceber o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas, ou seja, a tele.
    GABARITO: E