-
gab B
-
tmb conhecido como princípio da proveniência! gab: b
-
Gabarito (B)
Princípio da Pertinência: Este princípio é contrário ao princípio da proveniência ou do respeito aos fundos. Nesse caso, os documentos seriam agrupados por assunto, sem levar em consideração a pessoa ou entidade a que o documento pertence. Não é um princípio adotado na Arquivologia moderna, que respeita o princípio da proveniência, mas faz parte da terminologia e dos conceitos estudados na disciplina.
Princípio da Proveniência ou do Respeito aos fundos: "o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras." É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. O primeiro princípio de classificação é o princípio da proveniência (isso não significa hierarquia). Se um arquivo é destinado a dois ou mais órgãos, por exemplo, não devemos misturar os arquivos. Cada arquivo será um fundo (por isso respeito aos fundos).
O fundo pode ser aberto (se entidade ainda viva) ou fechado (entidade já encerrou).
=-=-=-=
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
Tenho grupo composto por estudantes focados no INSS, interessado? Mande-me mensagem.
-
GABARITO: LETRA B
Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos
É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide da proveniência, pois evita danos graves e irreparáveis à organização dos arquivos que há tempos atrás eram dispostos por tema ou outro fator qualquer.
Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas).
Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, sua proveniência, não misturando seus documentos com documentos de origem distinta.
Este princípio fixa a identidade e origem do fundo, define-se como o princípio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de outra proveniência. É universalmente aceito como a base teórica e prática da Arquivística.
De acordo com Bellotto (2007, p.88):
Princípio da Proveniência: fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, [...] os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta.
De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005, p. 136):
Princípio da Proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio de respeito aos fundos.
FONTE: ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSO.
-
Gabarito B -> Princípio do respeito aos fundos (proveniência)
Os documentos são agrupados de acordo com sua origem (o arquivo produzido por uma entidade, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades...)
Princípio da pertinência: os documentos são agrupados por assunto
-
Os Princípios arquivísticos norteiam os procedimentos atribuídos aos documentos arquivísticos.
A questão busca o Princípio que determina que uma instituição deve ter a guarda dos seus documentos, não se misturando aos documentos de outras instituições.
a) O Princípio da Pertinência, que também é chamado de Princípio da Pertinência Temática, diz que os documentos que tratam de um assunto devem ficar juntos, independente do local, o que vai contra o Princípio da Proveniência, que preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ficar junto a ela. O Princípio da Pertinência é considerado obsoleto. Errada.
b) O Princípio de Respeito aos Fundos é o mesmo que Princípio da Proveniência. O de Respeito aos Fundos diz que os documentos de uma instituição A não devem ser misturados aos documentos de uma instituição B. Já o da Proveniência diz que os documentos da instituição A devem ficar junto a ela. Ora, não poder se misturar e ficar juntos significa a mesma coisa, contextualmente. Por esse motivo, diz-se que os dois princípios são sinônimos. Certa.
c) O Princípio da Reversibilidade preconiza que os procedimentos ou tratamentos aplicados em arquivos podem ser revertidos/refeitos. Errada.
d) Neutralidade não é um princípio arquivístico. Errada.
e) Avaliação sistemática não é um princípio arquivístico. Errada.
Gabarito do Professor: B
-
Proveniência, Procedência, Respeito aos Fundos ou Método Histórico.