Letra E
A) na perspectiva tradicional o currículo tem um foco na formação técnica, capaz de qualificar os indivíduos para o mercado de trabalho. Errado a perspectiva tradicional valoriza o conteúdo conceitual, conteudista, é um ensino verbalista de aceitação adaptação. Quando restringe demais está errada vai além do foco só técnico.
B) as teorias tradicionais de currículo deslocam a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder. Errado as teorias críticas que criticam a sociedade vigente de classes e os processos de aceitação/imposição.
C) as teorias críticas abordam com ênfase as preocupações com a diferença, com as relações saber-poder no âmbito escolar, o multiculturalismo, as diferentes culturas raciais e étnicas. Errado as teorias pós-críticas que voltam o foco para o sujeito individual dando voz aos excluídos e integrando o conhecimento.
D) um currículo proposto a partir da teoria crítica e pós-crítica pressupõe trabalhar com conteúdos significativos, partindo da realidade educacional existente, explorando principalmente os debates e as discussões, antes da prática. Errado o currículo crítico apesar de questionar o tradicional não propõe nenhuma mudança prática isso é papel do pós-crítico.
E) o escolanovismo apresenta um currículo no qual é perceptível a tentativa de romper com o ensino tradicional, deixando de valorizar o professor como centro do processo de ensino e aprendizagem para focar o aluno, respeitando e valorizando as suas experiências anteriores. Correto o escolanovismo é baseado na teoria construtivista de aprendizagem o aluno é o centro do processo e constrói seu conhecimento ativamente.