-
GABARITO: ERRADO
As decisões não-programadas são aquelas que estão surgindo pela primeira vez, ou seja, são aquelas decisões que o gestor deve tomar tendo em vista que outras soluções tidas anteriormente pela empresa não se encaixam na solução desse novo problema.
Decisão programada quando faz parte de um acervo de soluções da organização, ou seja, quando se resolvem problemas que já ocorreram na organização e aparecem sempre de maneira similar.
FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR
-
Gab: ERRADO
Decisões programadas: são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles.
Decisões não-programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.
Rodrigo Rennó - 2013 - pg. 359.
-
Desestruturadas e não frequentes/inéditas.
-
PROGRAMADAS: Situações Rotineiras, problemas já enfrentados, Decisões rápidas e de baixo custo. As Decisões são tomadas predominantemente no Nível Operacional.
NÃO PROGRAMADAS: Situações Novas, Inovadoras e de alto custo. As Decisões são tomadas predominantemente no nível Estratégico.
-
Errada
Tipos de Decisão:
Quanto à familiaridade: Decisões programadas e não programadas.
Programadas = Resolvem problemas que já foram enfrentados anteriormente pela organização, lida com a rotina, rápida e de baixo custo.
Não Programadas = Resolvem problemas novos, caracterizadas pelo risco e incerteza, mais lenta e consomem vários recursos.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.
-
Questão versa sobre os tipos de decisões.
As decisões podem ser classificadas em:
◼ PROGRAMADAS: Decisões já prontas, usadas para problemas já conhecidos, problemasm de rotina. Não exigem esforço do tomador de decisão.
◼ NÃO PROGRAMADAS: Decisões nunca tomadas antes, devido o ineditismo do problema. A organização não tem decisões preparadas para o problema novo.
GABARITO: ERRADO
-
As decisões não programadas são aquelas realizadas em situações desestruturadas e atípicas, ou seja, incomuns. O enunciado descreve incorretamente as características das decisões não programadas, por isso está errado.
Se quiser relembrar a classificação de decisões proposta por Herbert Simon, veja:
Decisões programadas: são as decisões rotineiras destinadas a resolver problemas cotidianos e que ocorrem regularmente. Em muitas casos as respostas já estão padronizadas de acordo com a experiência passada. As decisões programadas já integram o acervo de soluções da organização, ou seja, quando determinada situação ocorre, o tomador de decisão já sabe exatamente como irá decidir. Essas decisões podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais (hábito e costume, regras e procedimentos estabelecidos) ou modernas (programas de computador, modelos matemáticos, etc).
Decisões não programadas: decisões que escapam das condições habituais (envolvem maior risco e incerteza) e, por isso dependem do julgamento profissional. São decisões mais complexas e para as quais as respostas padronizadas não se mostram efetivas. Da mesma forma que as programadas, podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais (julgamento, intuição, estruturas organizacionais específicas) ou técnicas modernas (técnicas heurísticas de solução de programas).
Gabarito: Errado
-
-
Se são decisões tomadas frequentemente então não tem como não estarem programadas