Vamos analisar o enunciado por partes:
“A gestão de processos traz benefícios, como a melhoria dos resultados, a satisfação do cliente em função do desempenho em áreas críticas e os menores custos”.
CERTO. A gestão por processos surge a partir das deficiências identificadas na gestão funcional, em especial, em razão da visão míope e extremamente segmentada das atividades realizadas em uma organização. Os empregados de organizacionais funcionais frequentemente enxergam apenas as fronteiras do próprio setor e perdem o foco no cliente.
“devido à redução da complexidade e do retrabalho.”
CERTO. A gestão de processos favorece uma maior interdependência entre os setores. Em outras palavras, os empregados conseguem ter uma visão de todo o processo (ponta a ponta) e, assim, entendem como o seu trabalho afeta o dos demais, o que estimula um trabalho mais cooperativo e diminui, por consequência, o retrabalho.
Essa mudança de percepção quanto ao trabalho também ajuda a reduzir a complexidade do trabalho à medida que favorece a difusão do conhecimento. Sobre o assunto, vejamos o que propõe Araújo, Garcia e Martines (2017, p.27):
Neste caso, para uma organização de pequeno porte a estrutura funcional não representa nenhum problema ou risco, pois as pessoas necessitam conhecer as funções uma das outras e interagem entre si. Porém, o mesmo não ocorre para organizações de grande porte, onde a complexidade na estrutura torna-se maior, dificultando o conhecimento e a interação entre as pessoas, o que poderia ser contornado com o auxílio da gestão de processos.
Gabarito: CERTO