SóProvas


ID
3296791
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em paciente de 32 anos, sexo masculino, em Parada Cardiorrespiratória e com diagnóstico de overdose por opioides, é necessário iniciar as medidas convencionais de ressuscitação e administrar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C, NALOXONA, que é o antídoto.

    Entretanto, é importante trazer o que a SBC (2019) e a AHA (2015) versam sobre tal temática (2019):

    SBC-

    Opioides

    O naloxone é um potente antagonista, revertendo a depressão respiratória na overdose; no entanto, não tem indicação no manuseio da PCR. Nos casos de depressão respiratória sem PCR, seu uso gera melhor resultado (Classe de Recomendação I; Nível de Evidência A). Deve ser administrado em pequenas doses (0,04 a 0,4 mg) por vias intramuscular, intravenosa ou inalatória e ser escalonado até 2 mg, para evitar efeitos como agitação e agressividade.

    AHA-

    Além disso, a American Heart Association (AHA) também reforçam que em PCR, a prioridade não é a administração de naloxone.

    Fundamento:

    NALOXONA USADOS EM EMERGÊNCIAS POTENCIALMENTE FATAIS POR OPIOIDES * 

     

    Em pacientes com dependência de opioides, que não respondem, apresentam respiração anormal, mas têm pulso, é adequado administração de naloxona por via IM ou intranasal (socorristas leigos treinados e profissionais).

    PCR EM PACIENTES COM SUSPEITA OU DIAGNÓSTICO DE OVERDOSE DE OPIOIDES

    Pacientes sem pulso podem estar em PCR ou ter pulso fraco/não detectado. Eles devem ser tratados como pacientes em PCR. As medidas de ressuscitação convencionais devem ter prioridade sobre a administração de naloxona, com foco na RCP de alta qualidade. 

    Ficou claro que a questão queria o antídoto. Caso houvesse a opção da ADRENALINA/EPINEFRINA nas alternativas e o gabarito fosse naloxone, teríamos um problema... abriria margem para recurso.

    FONTE: DIRETRIZES AHA 2015

  • naloxona

  • REVERSOR DE OPIOIDEEEEEEEEEEEEEES????????????????

    RESPOSTA :>>>> NALOXOOOOOOOOOOOOOOONA NELES.

    Cloridrato de naloxona

    Narcan

    Naloxona

    Pode-se considerar a adm de naxolona por transeuntes, em casos de suspeita de emergências potencialmente fatais associadas a opióides.

    Morfina, Codeína e Fentanil pertencem ao grupo dos opióides. Todos são derivados do ópio. A medicação utilizada como antagonista para os opióides é a: Naloxona.

    Em pacientes com dependência de opioides, conhecida ou suspeita, que não respondem, apresentam respiração anormal, mas têm pulso, é adequado que socorristas leigos devidamente treinados e pro ssionais de saúde capacitados para SBV, além da prestação dos cuidados básicos, administrem naloxona

     por via intramuscular (IM) ou intranasal (IN). Pode-se considerar o treinamento em resposta à overdose de opioides, com ou sem distribuição de naloxona, para pessoas com risco de overdose em qualquer ambiente. 

    FONTE: 

    DESTAQUES da American Heart Association 2020. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE

  • Cloridrato de Naloxona é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide