-
De forma bem simples, o patrimônio de uma empresa é a soma dos bens e direitos coma dedução da obrigações
B+D-O=Patrimônio
O empréstimo é uma obrigação, logo, constitui patrimônio da empresa
-
Perfeito o comentário do colega.
A primeira parte da afirmativa está correta.
Serão classificadas no PC as contas representativas das obrigações da entidade que vencerem até o término do exercício social seguinte.
Sendo assim, supondo que a operação de crédito tenha ocorrido em dez/x1, serão registradas, 12 parcelas no PC (vencidas até dez/x2), e 24 PNC(vencidas até dez/x4).
-
De acordo com a Lei 6404/76 nos arts. 180 e p. único do 179, o prazo para estabelecer o que entra no PC e o que entra no PNC será com base no ciclo operacional da empresa, que difere de empresa para empresa, não necessariamente será de 12 meses, então na questão acima poderiam ser 18 parcelas no PC, e 18 parcelas no PNC.
Art. 180:
As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
.
Art. 179:
Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.
-
A partir do momento que a empresa assina o contrato o bem já existe, ainda que o pagamento seja outrora.
O lançamento pode ser:
D - CAIXA
C - FORNECEDORES
OU
CAIXA
a FORNECEDORES
Bons estudos!
-
Peguei um exemplo de um fórum.
Curto prazo refere-se as operações que são realizadas nos próximos 12 meses.
A partir do 13 mês, deve ser contabilizado no longo prazo, no entanto a medida em que vão se realizando as parcelas, você tem que ir trazendo para o curto prazo.
Ex: as parcelas que vencem de 01/08/2009 a 01/08/2010 são curto prazo no momento hoje.
Em 01/09/2009 quando você já realizou a primeira parcela, serão do curto prazo as parcelas vencidas entre 01/09/2009 a 01/09/2010.
Espero ter ajudado.
http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/26657/longo-prazo-e-curto-prazo/
-
Pensei assim: Patrimônio é ativo e passivo. Patrimônio líquido é ativo menos passivo.
No financiamento, a empresa tem controle do dinheiro/bem, então é ativo, então é patrimônio.
-
GABARITO: ERRADO
Podemos dividir a questões em duas assertivas:
“Se determinada empresa assina um contrato de operação de crédito, para pagamento em 36 parcelas, parte das obrigações desse contrato constará do exigível de curto prazo e outra parte, do de longo prazo...” CORRETO.
Resposta-> Obrigações que vencem após o término do exercício seguinte, como é o caso, ficam classificadas no Passivo exigível de Longo Prazo.
A segunda afirmação contida na questão é a seguinte: “...mas o empréstimo não integrará o patrimônio da empresa.”. ERRADO
Resposta-> “Patrimônio” deve ser entendido como o patrimônio bruto – o ativo total da empresa. Ao receber o empréstimo, a empresa realiza a seguinte contabilização:
D – Caixa/bancos (Ativo)
C – Empréstimo a pagar (Passivo circulante)
C – Empréstimo a pagar (Passivo Não Circulante)
Portanto o empréstimo integrará o patrimônio da empresa, pois o recebimento do recurso (dinheiro) é contabilizado no Ativo.
Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa - Estratégia Concursos
-
PATRIMÔNIO = BENS + DIREITOS + OBRIGAÇÕES
GABARITO: ERRADO
-
Quando uma empresa toma um empréstimo, surgem diversas contas a se analisar. Uma delas será a conta caixa (ou banco, ou qualquer lugar onde se aplique o empréstimo), no valor do dinheiro emprestado. A depender da negociação do empréstimo, surgirão uma ou mais contas no passivo exigível da empresa (como a própria dívida e os juros a pagar), podendo estas contas serem de passivo circulante (de pagamento no exercício corrente) ou não circulante (de pagamento em exercícios futuros). Entretanto, o ativo proveniente de um empréstimo sempre estará disponível de imediato, integrando os ativos - e, por conseguinte, o patrimônio - da empresa.
-
ERRADO
circulante = até o ano subsequente ( ano que vem )
não circulante = após o ano subsequente ( ano que vem)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Patrimônio = bens + direitos + obrigações ----> conjunto indivisível
-
OBRIGAÇÕES INTEGRAM O PATRIMÔNIO.
PATRIMÔNIO: É UM CONJUNTO INDIVISÍVEL DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
-
A primeira afirmativa está correta. Porém o recurso obtido pelo empréstimo (dinheiro disponível no banco) deve integrar o ativo da empresa.
-
Meeee333uuu deuss eu li patrimônio líquido.
Errei no simulado. Errei aqui. E já vim questionar o gabarito..
eu tento me afastar de gente q me prejudica, mas aonde eu vou eu to lá
-
1ª parte: Se determinada empresa assina um contrato de operação de crédito, para pagamento em 36 parcelas, parte das obrigações desse contrato constará do exigível de curto prazo e, outra parte, do de longo prazo.
O pagamento acontecerá no exercício subsequente e nos seguintes. Correto
2ª parte: o empréstimo não integrará o patrimônio da empresa.
Empréstimos são operações de crédito e operações de crédito geram obrigações para a empresa. O patrimônio é composto de bens, direitos e obrigações. Logo eles integram sim. Incorreto
E