-
Princípio da Oportunidade. As compras, assim que acertadas, devem ser registradas, não importando se o pagamento só irá ocorrer 90 dias depois, ou se a mercadoria só irá chegar 90 dias depois.
-
Questão ERRADA
1º erro identificado: Passivos omitidos no balanço de encerramento do exercício.
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
2º erro identificado: Verificação do erro da empresa, pelo auditor, através da data de pagamento das compras.
A pergunta, da forma que foi elaborada, reconhece e aponta o erro da empresa em não reconhecer seu passivo na data correta, erro este identificado pelo auditor.
A questão é saber se a atitude do auditor em examinar os pagamentos futuros é a forma correta para verificar este erro da empresa.
Novamente recorro ao princípio da Competência para responder: Para a identificação do fato (neste caso, as compras efetuadas) o auditor deve verificar a data da Nota Fiscal de compra, e não a data do pagamento da mesma (que no caso citado, ocorre após 90 dias). Tais fatos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Espero ter ajudado,
abçs
-
Continuo achando que a questão está correta.
Ela fala de um caso hipotético em que a empresa não declarou passivos existentes para maquiar seu resultado. Ora, se a empresa comprou um computador em dezembro e vai pagá-lo em março, ela deveria ter lançado o passivo de fornecedores. A investigação do auditor será no sentido de conciliar os pagamentos feitos posteriormente com o passivo que havia sido lançado em dezembro. Ou seja, ao verificar o pagamento à empresa fornecedora de computador em março, ele detectará que há um descasamento entre o que está sendo pago e o que havia sido lançado no passivo em dezembro. Dessa forma, ele vai constatar a omissão de passivo no demonstrativo.
Qual é o erro?!!!
-
Tambem tive o mesmo pensamento do Ricardo.
-
O comentário abaixo do Ricardo está corretíssimo, também pensei assim. Ora, se estou pagando algo é porque devo este algo, daí fazendo o confronto descubro que existe um passivo que não foi lançado, ou seja, um passivo omitido. Se é regime de competência ou de caixa não interessa para a questão, pois independente do regime o passivo pode ser omitido (existindo de fato mas não de direito).
Verifique o gabarito da questão Q134130, CESPE, e tirem suas conclusões.
-
se o auditor for por esse caminho, compras de novembro e outubro estarão registradas em janeiro e fevereiro. o prazo sendo 90 dias, deve o auditor testar só em março as compras de dezembro, supondo que a empresa não pagou nada antes do prazo
-
Creio que o erro da questão está em afirmar que os testes serão realizadas ENTRE janeiro e março, o que na verdade deveriam ser realizados após essa data!
-
Também tive o mesmo raciocínio do Ricardo. Cespe e suas cespices!
-
P - O que o Auditor está querendo?
R - Verificar a existência eventual de passivos omitidos no balanço de encerramento (dezembro).
P - Como ele resolveu fazer essa verificação?
R - Examinando os pagamentos lançados após essa data.
P - Considerando que as compras têm vencimento para 90 dias, deve o Auditor testar os pagamentos realizados até março?
R - NÃO! pode haver pagamentos realizados após o mês de março mas que se refira ao exercício anterior.
Ex1: Pagamento faturado em dezembro (se lançaram no BP, não é passivo omitido) mas que foi pago em atraso, digamos, julho.
Ex2: Compra realizada em agosto mas que não foi lançado. Nesse caso, há um passivo omitido. As vezes pode haver acordo entre responsáveis de compra e fornecedores para não faturar no ano e assim atingir determinada meta de resultado. No ano seguinte, o fornecedor fatura a maior ou algo do tipo.
Gabarito: Errado
-
Galera, vejam o comando da questão! É algo mais simples do que pensamos: "Considere que, para verificar a existência eventual de passivos omitidos no balanço de encerramento do exercício, em dezembro, o auditor tenha resolvido examinar os pagamentos lançados após essa data. Sabendo-se que as compras são efetuadas com prazo de noventa dias, deve, então, o auditor testar os pagamentos realizados entre janeiro e março."
Entendo que a questão se refere aos passivos omitidos durante TODO o exercício, o qual foi encerrado em dezembro. Vejam que ela não quer só os passivos omitidos em dezembro. Assim, teria que analisar os recebimentos de caixa a partir de março do exercício ENCERRADO, pois, logo em janeiro, poderiam ter ocorridos ocultações do passivo. Inclusive, deveria analisar contas até março do exercício seguinte, considerando-se que poderiam haver passivos ocultos em dezembro.
-
Compras para pagtos em até 90 dias (Jan-Fev-Mar) ==> Se quiser testar os PAGAMENTOS, (Eventos subsequentes) deverá fazê-lo a partir de ABRIL.
Bons estudos.