SóProvas


ID
3298207
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

HIERARQUIA DE NECESSIDADES


A teoria da hierarquia de necessidades foi proposta pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, com o intuito de demonstrar a relação existente entre o comportamento motivacional e as diferentes necessidades humanas.

Nesta teoria, as pessoas são motivadas a satisfazer uma necessidade elevada, situada em uma pirâmide hierárquica, conforme a necessidade do nível mais baixo for satisfeita. Essas necessidades são: fisiológicas; de segurança; sociais ou de participação; de estima; e de autorrealização.

As necessidades abordadas por Maslow podem ser definidas da seguinte forma:

• Necessidades fisiológicas: referem-se às necessidades básicas dos seres humanos, como fome, sede e sono;

• Necessidades de segurança: surgem a partir da busca por um ambiente estável, e que garanta a proteção do indivíduo. Em uma instituição, essas necessidades correspondem ao plano de saúde, previdência social e ambiente adequado de trabalho, por exemplo;

• Necessidades sociais ou de participação: são decorrentes da participação e aceitação de um indivíduo por parte dos outros, como a necessidade de pertencer a um grupo e ter amigos;

• Necessidades de autoestima: estão relacionadas ao modo que o indivíduo se avalia, conduzindo-o a sentimentos de poder, capacidade e aptidão;

• Necessidades de autorrealização: consistem na realização potencial do indivíduo, e são manifestadas, no momento em que todas as demais necessidades forem satisfeitas.


COMO FUNCIONA A PIRÂMIDE DE MASLOW


Maslow sugeriu que as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isso significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.

Assim, à luz da teoria de Maslow, as pessoas não costumam buscar o reconhecimento pessoal ou o status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

De acordo com essa teoria, é necessário preencher uma necessidade de cada vez antes de subir mais um degrau da pirâmide. Isso significa que, para se atingir a segurança, é preciso primeiro sanar as ausências básicas, e assim por diante.


CONCLUSÃO


O comportamento motivacional de indivíduos, conforme abordado por Maslow em sua teoria, é influenciado por diferentes necessidades. Neste contexto, em um ambiente de trabalho haverá divergência de necessidades, o que impede que todos os trabalhadores sejam completamente satisfeitos. Sendo assim, o estudo dessas necessidades associado ao emprego de estímulos de motivação, como reconhecimento profissional e um ambiente de trabalho seguro, pode contribuir com o aperfeiçoamento da questão motivacional na organização.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2OIMotu. 

Com base no texto 'HIERARQUIA DE NECESSIDADES', leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o texto, a fome, a sede e o sono são exemplos de necessidades de segurança do indivíduo.

II. De acordo com o autor, as necessidades sociais abordadas por Maslow são decorrentes da necessidade do indivíduo de obter nutrientes, descansar e manter-se saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    As duas afirmativas são necessidades FISIOLÓGICAS.

  • Para responder os itens corretamente, precisamos conhecer quais são as necessidades da teoria de Maslow. Vejamos, abaixo, quais são elas.

    Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide. Da base para o topo, as necessidades são:

    Necessidades primárias:

    1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Diante disso, vemos que as necessidades mencionadas pelo item I são fisiológicas, não de segurança. Já as mencionadas no item II também são fisiológicas, não sociais. Portanto:

    GABARITO: D