-
Na verdade o principio da organicidade implica na na ideia de conjunto, ou seja, o documento precisa estar ligado aos outros, do mesmo conjunto, pois um documento que não está ligado ao seu conjunto não demonstra tanto valor como se estivesse ligado.
-
O princípio da ORGANICIDADE reflete que todo documento tem uma relação orgânica com a instituição que o criou, em função de seu propósito. Esse princípio reflete funções, atividades e estrutura da organização.
-
Ola
Alguem poderia me explicar não entendi, " Sua relação estreita com o produtor" ?
Estreita penso que seja um relação curta, ou seja pouca relação,
Obrigada
-
Quando a banca diz uma relação estreita ele quer dizer uma relação de aproximidade, intimidade etc....
A organicidade é a qualidade segundo a qual os documentos devem manter uma
organização que reflita fielmente a estrutura, funcionamento e relações
internas e externas de seu produtor.
-
A caracteristica de Organicidade traz a idéia de que um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto.
A Organicidade do arquivo realiza-se através da acumulação dos documentos. Um arquivo sempre tem alguma Organicidade, as próprias atividades acabam por impor alguma ordem aos documentos gerados. Mas a acumulação com base em um Plano de Classificação, de modo correspondente ao fluxo do desenvolvimento das ações, de modo que as inter-relações existentes entre as funções atividades tarefas reflitam-se nos documentos, essa acumulação faz com que o arquivo reflita, no seu todo, a missão realizada.
-
Creio que os comentários postados sobre a questão não estavam plenamente corretos.
Na verdade, a questão não traz o princípio da organicidade, e sim o da proveniência, que é o princípio base da Arquivologia. Logo, a primeira característica de uma informação arquivística tem que ser e derivar da proveniência, que fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor (relação estreita com o produtor, conforme a questão). A organicidade é uma consequência da proveniência.
"Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas."
fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html
-
Pessoal, concordo com o colega Sgualdo. A questão está falando do princípio da proveniência e não da característica de organicidade. Vocês estão fazendo confusão com organicidade porque ele fala em "natureza orgânica".
-
Agora deu um Nó
Q109974- A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação. C
-
A primeira característica da informação arquivística é a sua natureza orgânica, isto é, sua relação estreita com o produtor, seja ele pessoa física ou jurídica. Resposta: Certo.
Comentário: a questão trata do princípio da organicidade quanto a conservação da entidade produtora.