SóProvas


ID
329938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens
a seguir.

O princípio da territorialidade no plano institucional determina que os arquivos sejam conservados o mais perto possível do lugar de sua criação.

Alternativas
Comentários
  • Também conhecido como Princípio da Proveniência Territorial.

     

    Trata-se de uma derivação do Princípio da Proveniência, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território em que foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

     

    Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

     

  • princípio da territorialidade: - Os arquivos devem ser conservados o mais próximo
    possível do local de sua criação. A aplicação do
    Princípio da Territorialidade significa que os
    “arquivos devem ser guardados pela instituição que
    os criou” (COUTURE; ROUSSEAU, 1998, p. 84).
  • A diferença do Princípio da Pertinência Territorial e o da Princípio da Proveniência Territorial é que o da Pertinência não leva em conta o território que foram produzidos e o da proveniência afirma que devem ser conservados no território que foram produzidos.

    Princípio da Pertinência Territorial: Este princípio afirma que os documentos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.
    Princípio da Proveniência Territorial:Este princípio, contrário ao anterior, afirma que os documentos deveriam ser conservados em serviços de arquivos do território no qual foram produzidos, com exceção daqueles produzidos por operações militares ou representações diplomáticas.

    Fonte:
    Prof.Mayko Gomes
  • Princípio da Territorialidade: Este princípio, nascido de questões políticas pelas fronteiras do Canadá, é utilizado no sentido de definir o domicílio legal dos documentos, ou seja, a “jurisdição”, o local onde serão produzidos seus efeitos. Essa jurisdição do documento deve ser definida conforme a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido ou recebido o documento. O documento deve se manter o mais próximo possível do local onde foi produzido, seja uma instituição, uma região específica ou uma nação. Como exceção deste princípio, não o aplicamos em documentos produzidos por acordos diplomáticos ou por ações militares.

    fonte: ARQUIVOLOGIA PARA POLÍCIA FEDERAL
    CARGO PAPILOSCOPISTA
    PROFESSOR: MAYKO GOMES
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.


  • como dissemos, essa conservação é imprescindível para que o contexto do documento seja preservado em sua totalidade.

    Resposta: certa