SóProvas


ID
3299686
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A AIDS pode ser transmitida pelo leite materno de portadoras da doença.
II. A síndrome da imunodeficiência adquirida é conhecida popularmente como AIDS.
III. O vírus HIV não expõe o indivíduo portador à ação de outras doenças.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C, apenas duas afirmativas estão corretas.

    As assertivas corretas são : I e II

    Questão extremamente fácil, se for considerar que foi aplicada para nível superior.

    É sabido que a principal característica do vírus HIV é destruir as células de defesa linfócitos CD4+ e deixar o indivíduo suscetível a infecções oportunistas.

    O HIV destrói progressivamente certos glóbulos brancos do sangue chamados linfócitos CD4+. Os ajudam a defender o corpo contra células estranhas, organismos infecciosos e câncer. Assim, quando o HIV destrói os linfócitos CD4+, as pessoas ficam vulneráveis ao ataque por muitos outros organismos infecciosos. Muitas das complicações da infecção por HIV, incluindo a morte, são geralmente resultado de outras infecções e não da infecção por HIV diretamente.

    FONTE: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infecções/infecção-pelo-v%C3%ADrus-da-imunodeficiência-humana-hiv/infecção-pelo-v%C3%ADrus-da-imunodeficiência-humana-hiv

  • GABARITO: LETRA C

    I. A AIDS pode ser transmitida pelo leite materno de portadoras da doença.

    CORRETO.

    → O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (gestação/parto para criança e via parenteral) e pelo leite materno. A transmissão vertical para criança pode ocorrer durante a gestação, o parto e a amamentação.

    II. A síndrome da imunodeficiência adquirida é conhecida popularmente como AIDS.

    CORRETO.

    → A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência.

    III. O vírus HIV não expõe o indivíduo portador à ação de outras doenças.

    FALSO.

    → O vírus HIV expõe o indivíduo portador à ação de outras doenças.

    → As pessoas infectadas pelo HIV, sem tratamento, evoluem para uma grave disfunção do sistema imunológico, à medida que vão sendo destruídos os linfócitos T CD4+, uma das principais células-alvo do vírus.

    → A pessoa vivendo com HIV (PVHIV) pode apresentar sinais e sintomas inespecíficos de intensidade variável, além de processos oportunistas de menor gravidade, conhecidos como complexo relacionado à aids (ARC). São indicativos de ARC a candidíase oral e a presença de mais de um dos seguintes sinais e sintomas, com duração superior a um mês, sem causa identificada: linfadenopatia generalizada, diarreia, febre, astenia, sudorese noturna e perda de peso superior a 10%.

    O aparecimento de Infecções Oportunisitas (IO) e neoplasias é definidor da aids. Entre as infecções oportunistas, destacam-se: pneumocistose, neurotoxoplasmose, tuberculose pulmonar atípica ou disseminada, meningite criptocócica e retinite por citomegalovírus.

    → As neoplasias mais comuns são sarcoma de Kaposi (SK), linfoma não Hodgkin e câncer de colo uterino, em mulheres jovens. Nessas situações, a contagem de LT-CD4+ situa-se abaixo de 200 céls/mm³, na maioria das vezes.

    → Além das infecções e das manifestações não infecciosas, o HIV pode causar doenças por dano direto a certos órgãos ou por processos inflamatórios, tais como miocardiopatia, nefropatia e neuropatias, que podem estar presentes durante toda a evolução da infecção pelo HIV.