-
FUNDO-Nome dado ao conjunto de documentos que possuem todos a mesma proveniência. O mesmo que arquivo.
O fundo abarca papéis gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas, necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência, descartando-se, assim, a caracterização de coleção (papéis reunidos por razões científicas, artísticas, de entretenimento ou quaisquer outras que não as administrativas).
Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, como frisa Schellenberg, não podendo seus componentes ser separados, vindo a constituir outros agrupamentos aleatórios.
A noção de fundo está estritamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos.
PRINCÍPIOS DO RESPECT DES FONDS/RESPEITO AOS FUNDOS
• Respeitar-se o órgão de origem, não deixando que seus documentos se misturem aos de outro órgão.
• Respeitar-se a ordem estrita em que os documentos vieram da repartição de origem, na seqüência original de séries, mesmo que deturpada pelas baixas decorrentes da tabela de temporalidade.
FUNDO ABERTO
É o conjunto de documentos ao qual vão continuar a juntar-se documentos. Exemplo: os arquivos de um ministério que continua a existir, pois sua administração continua a trabalhar.
FUNDO FECHADO
É o conjunto de arquivo ao qual não irão juntar-se mais documentos. Exemplo: instituição extinta, ou personalidade falecida.
-
1 - PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS (É O MAIS IMPORTANTE): Os arquivos de uma instituição são organizados por FUNDOS, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos, no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim.
MNEUMÔNICOS: (ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS) – MEMORIZAR CARACTERÍSTICAS E ASSOCIAR AO TERMO:
FUNDO – PENSAR EM UM FUNDO DE INVESTIMENTO – CONFORME VAI ENTRANDO DINHEIRO O FUNDO DE INVESTIMENTO VAI CRESCENDO. E MAIS IMPORTANTE, NÃO POSSO MISTURAR O HIPERFUNDO BRADESCO COM UM FUNDO DE INVESTIMENTOS DO SANTANDER. – PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS
OU SEJA: FUNDOS ACUMULADOS NÃO DEVEM MESCLAR-SE OU MISTURAR-SE COM O FUNDO DE UMA OUTRA INSTITUIÇÃO.
-
GABARITO: CERTO
Fundo – Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Um fundo pode ser aberto ou fechado. Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade. Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Quase um copia e cola de Bellotto:
"A identificação de fundos é um trabalho complexo que requer conhecimento profundo da estrutura administrativa e das competências (e suas mutações) dos órgãos produtores de documentação, nos respectivos níveis da administração pública e nos vários setores da administração privada, se for o caso"
Fonte: Livro Arquivos Permanentes