SóProvas


ID
3301312
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há diferentes níveis de planejamento, em função de suas características. Como é denominado o planejamento de maior abrangência que é feito em nível nacional, estadual e municipal?

Alternativas
Comentários
  • • Planejamento Educacional.
    É composto por diferentes níveis de organização, corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais.
    • Planejamento Escolar.
    Corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola; para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto da comunidade escolar. Nos dias atuais, em que o trabalho pedagógico tem sido solicitado em forma de projeto, o planejamento escolar pode estar contido no Projeto Político Pedagógico – PPP, ou no Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE.
    • Planejamento Curricular.
    É a organização da dinâmica escolar. É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem.
    • Planejamento de Ensino.
    Envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.
    • Planejamento de Aula.
    Organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula. É o que o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com o planejamento curricular, com o planejamento escolar e com o planejamento de ensino.
     

  • PLANO DE CURSO

    Definição:É um instrumento de trabalho, amplo, genérico, que serve de marca de referência às operações de ensino-aprendizagem que se desencadearão durante o curso, derivadas dos fins a ser alcançados. É a previsão de um período letivo para as atividades de uma determinada disciplina.      Ex: Didática

     

    CARACTERIZAÇÃO DO PLANO DE CURSO

    Descrição geral de todos os meios de ensino (Conteúdos, procedimentos, recursos que serão utilizados no desenvolvimento das operações educativas em função dos objetivos pretendidos; Flexibilidade – adaptado às necessidades dos alunos durante o progresso do curso.

     

     

    CRITÉRIOS PARA ELABORAR UM PLANO DE CURSO:  Íntima relação com o Planejamento Curricular de modo a assegurar a coerência nas ações da escola.

    OBJETIVOS NO PLANO DE CURSO – Para traçar objetivos, deve-se levar em conta as características da disciplina e as características dos alunos. Garantir o alcance do objetivo geral.

     

    Exemplos de comportamento esperado até o final do curso de Didática:    

    . Compreensão do papel do professor;

    . Habilidade de analisar, relacionar, avaliar e sintetizar os dados obtidos nas leituras, nas exposições do professor e dos colegas de classe, nas discussões e debates;

    . Habilidade de comunicação oral e escrita;

    . Atitudes objetivas frente à situações de ensino-aprendizagem;

    .Habilidade nas fontes indicadas como complementação e enriquecimento das atividades de classe;

    . Atitude crítica diante de argumentos apresentados em textos, pelos colegas e professor;

    . Atitude de envolvimento nas atividades individuais e grupais;

    . Visão crítica sobre a docência

    PLANO DE UNIDADE

    Definição – É um instrumento de trabalho mais pormenorizado que o Plano de Curso, e se desenvolve ao redor de  um tema central ou assunto significativo para o aluno;  reúne temas ou conteúdos listados no plano de curso.

    Objetivo do Plano de Unidade:  Garantir a aprendizagem dos conteúdos mais importantes  de acordo com o Plano de Curso  e  interesse da clientela.

    CARACTERIZAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE/CRITÉRIOS PARA ELABORAR UM PLANO DE UNIDADE:

    A escolha do tema ou assunto central; Clientela; validade; tempo, Flexibilidade; Cooperação dos alunos (sugestões); Coerência com o plano de curso; Utilidade.

    ETAPAS / NA PRÁTICA

    1ª Apresentação:  As atividades são essencialmente introdutórias, de exploração, de orientação do que vai ser tratado ao longo do curso;  despertar interesse e motivação;  criar compromisso;  criar um clima para aprendizagem; solicitar que os alunos escrevam o que sabem sobre determinado assunto e verificar as possíveis falhas que ficaram do ano anterior;  falar dos conteúdos que poderão ser estudados e da importância de cada um; comunicar verbalmente os objetivos pretendidos e o desempenho esperado de cada aluno no final da unidade  Ex:  Planejamento.

    2ª   Desenvolvimento:  São as atividades propriamente ditas para atender o objetivo  (Ex: Didática/Planejamento)

    3ª     Integração:   O aluno mostrará o que aprendeu.  Como?

  • Didática Geral (Regina Celia C. Haydt, página 75)

    Planejamento de unidade
    A professora Irene Carvalho diz que a unidade didática "reúne várias aulas sobre assuntos correlatos, constituindo uma porção significativa da matéria, que deve ser dominada em suas inter-relações"8.
    Segundo Claudino Piletti em seu livro Didática geral, o professor, ao planejar a unidade de ensino, deve estabelecer três etapas:

    1. Apresentação — Nesta fase, o professor vai procurar identificar e estimular os interesses dos alunos, tentando aproveitar seus conhecimentos anteriores e relacioná-los ao tema da unidade.
    Dentre as atividades desta etapa podemos relacionar: pré-teste para sondagem das experiências e conhecimentos anteriores dos alunos; diálogo com a classe; aula expositiva para introduzir o tema, comunicando aos alunos os objetivos da unidade; apresentação de material ilustrativo para introdução do assunto (cartazes, jornais, revistas etc.).
    2 . Desenvolvimento — Nesta fase, o professor organiza e apresenta situações de ensinoaprendizagem que estimulem a participação ativa dos alunos, tendo em vista atingir os objetivos específicos propostos (conhecimentos, habilidades e atitudes). Entre as atividades realizadas nesta etapa podemos indicar: solução de problemas, projetos, estudo de textos, estudo dirigido, pesquisa, experimentação, trabalho em grupo.
    3. Integração — Nesta fase, os alunos farão uma síntese dos conhecimentos trabalhados durante o desenvolvimento da unidade. Para a realização dessa síntese, são sugeridas as seguintes atividades: elaboração de relatórios orais ou escritos que sintetizem os aspectos mais importantes da unidade; organização de resumos e de quadros sinóticos. 
    No que se refere a essa terceira etapa, diz a professora Irene Carvalho: "completado o estudo de todas as subunidades, deverá ser recomposta a unidade no seu todo. O melhor meio para alcançar esse objetivo é levar os alunos a organizar um quadro sinótico completo e abrangente, no qual figurem todos os conhecimentos essenciais da unidade. De início, os discentes terão de ser cuidadosamente orientados pelo professor, diminuindo-se essa tutela à medida que eles vão dominando a técnica de condensar e organizar o pensamento"9.
     

  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - é aquele que ocorre em nível macro e refere-se ao 

    planejamento em educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Este planejamento relaciona-se com as políticas públicas de educação. 

    “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em 

    nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas 

    educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95). 

    PLANEJAMENTO ESCOLAR (OU PLANEJAMENTO DA ESCOLA) - corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola. Este nível de planejamento exige a participação em conjunto de toda a comunidade escolar. O planejamento no contexto escolar deve considerar os aspectos internos da própria escola bem como as condições externas que influenciam na sua efetivação. Cabe ressaltar que o planejamento está intimamente ligado à avaliação pois além de previsão e de organização, o planejamento deve prever ações de melhorias constante com base nos resultados apurados. 

    "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, 

    articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 

    1992, p. 221). 

    PLANEJAMENTO CURRICULAR – é a organização da dinâmica escolar. tem por objetivo orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula. 

    "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão 

    sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de 

    planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a 

    preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

    PLANEJAMENTO DE ENSINO - envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.