SóProvas


ID
3301330
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Apesar das crescentes discussões e sua enorme utilização, o conceito de lazer permanece restrito aos níveis de entendimento que contém em seu gênero a visão conservadora que não questiona a lógica capitalista e neoliberal de pensar o mundo. Tal visão pode ser identificada na ótica funcionalista. Sobre as abordagens funcionalistas do lazer, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Na abordagem compreendida como Romântica, o entendimento sobre o lazer enfatiza valores do passado, inibindo práticas inovadoras a partir de uma postura conservadora.

II. Na abordagem compreendida como Moralista, objetiva-se, por meio do lazer, afastar as pessoas de práticas ilícitas ou imorais.

III. Na abordagem compreendida como Compensatória, objetiva-se compensar o que o trabalho retira do indivíduo e do grupo principalmente por meio do lazer.

IV. Na abordagem compreendida como Utilitarista, atribui-se ao lazer a função de recuperação da força de trabalho ou de instrumento de desenvolvimento.

V. Na abordagem compreendida como Consumista, atribui-se ao lazer a função de contribuir ao equilíbrio fiscal e comercial em tempos de crise.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Padilha (2003), temos dois tipos de abordagens sobre o fenômeno do lazer. As abordagens funcionalistas e as abordagens Marxistas, sendo que, sob a ótica funcionalista, o lazer é visto como algo necessariamente bom em oposição ao trabalho visto como algo necessariamente ruim. Já na visão Marxista, o trabalho e o lazer são atividades complementares e não opostas, assim, problemas em uma esfera provocam problemas também na outra esfera. Sobre as abordagens funcionalista de lazer, (Marcellino 1987 apud Mascarenhas 2003, p.23) sugere a seguinte classificação: românticas e moralistas, que, muito próximas, situam o lazer dentro de uma perspectiva nostálgica apontando para a necessidade de manutenção de certas tradições e defendendo hábitos, crenças e valores em que a exaltação da instituição família tem forte presença; compensatória, que, vendo o trabalho como tempo e espaço de alienação, acreditam no lazer como uma possibilidade de fuga individual às insatisfações; e utilitaristas que potencializam as atividades de lazer como instrumento de recuperação e manutenção da força de trabalho.

  • Quais os títulos das citações mencionadas?