A capoeira já foi julgada como uma prática corporal que impedia a modernização do país. Por isso, sua prática foi proibida, pelo Código Penal, no início da República, em 1890.
A capoeira já foi julgada como uma prática corporal que impedia a manutenção da Lei Áurea assinada pela princesa Isabel em 1878 no país. Por isso, sua prática foi proibida, pelo Código Penal, no início da República, em 1890.
O processo de ascensão da capoeira começou lentamente na década de 1930, momento histórico no qual a arte,lentamente, ganhou conotação de esporte nacional, ou seja, a prática inserida em outro contexto mudou seu significado e sua identificação. A partir dessa transformação, a capoeira foi gradativamente se inserindo no contexto universitário, podendo-se atribuir ao Mestre Bimba um papel importante nesse processo.
Após o período da abolição, a mão de obra negra livre encontrou sérios obstáculos para integrar-se à economia formal devido aos séculos de tradição escravocrata. Assim, os capoeiristas seguiam vivendo marginalmente na sociedade e ilustrando páginas policiais, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.
Acapoeira,entendida enquanto Patrimônio Cultural, pode ser vista como um espaço de representação social que evidencia conflitos que ocorrem não apenas na especificidade da cultura corporal como também em outras instâncias da cultura brasileira.