GABA. B
A) O Brasil possui grandes bacias como a Amazônica (Perv, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Guiana) e do Prata (Bolívia, Paraguai, Paraná e Uruguai), além de duas pequenas bacias nas quais se encontram rios-símbolo dos limites do Brasil – o Oiapoque e o Arroio Chuí – respectivamente nas bacias Costeiras do Norte (no Amapá, fronteira com a Guiana Francesa) e na bacia da Lagoa Mirim-São Gonçalo delimitando as divisas com o Uruguai.
A Bacia Tocantins-Araguaia está localizada em diversas partes do BRASIL:
· na região norte, nos estados do Pará e do ;
· na região centro oeste, nos estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal;
· na região nordeste, no estado do Maranhão.
C) O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul). A tabela das latitudes e longitudes está no site: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio/dados-geograficos.html
D) Começou com o tratado de Tordesilhas, que não foi respeitado. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.
E) O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².
O litoral brasileiro totaliza 7.367 km (e não 18.000) e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.