SóProvas


ID
3301861
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 47 e 48.

As janelas

    Quem olha, de fora, através de uma janela aberta, não vê jamais tantas coisas quanto quem olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais deslumbrante do que uma janela iluminada por uma vela. O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça. Nesse buraco negro ou luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida.
    Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história.
    Se tivesse sido um pobre velho, eu, também, refaria a dele, facilmente.
    E me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo.
    Talvez vocês me dirão: “Estás certo de que esta fábula seja verdadeira?” Que importa o que possa ser a realidade situada fora de mim, se ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?

BAUDELAIRE
Disponível em: <https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/bau-delaire-spleen-de-paris.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018

O texto “As janelas” é

Alternativas
Comentários
  • Acho que não sei mais o que é poema.

  • A principal característica da prosa poética está na dinâmica extensiva do texto, em geral, com imagens invocadas. Segue um processo semelhante ao encontrado no romance ou conto.

    A prosa poética recorre a figuras típicas da poesia, como a aliteração, a metáfora, a elipse, e a sonoridade das frases.

    A aplicação dos elementos, contudo, é subordinada ao alongamento do discurso narrativo, cuja tendência é o olhar lírico sobre a realidade.

    É um poema só que no formato de prosa, de texto corrido; que expressa racionalidade, com metáforas, elipse, aliterações (repetição de sons idênticos ou parecidos) e sonoridade.

    Poema de versos exemplo:

    O poeta é um fingidor.

    Finge tão completamente

    Que chega a fingir que é dor

    A dor que deveras sente.

    Poema em prosa não é em verso é em texto corrido. Não pense muito, quem sabe demais erra mais.

  • O poema em prosa consegue desfrutar da crítica, da narração aos fatos diários e da regularidade de expressão. A característica marcante está na brevidade e, ainda, na exceção à quebra de versos e no uso das mesmas figuras de linguagem comuns à poesia.

  • A) POEMA ÉPICO: A epopeia (ou poema épico) é um extenso poema narrativo heroico que faz referência a temas históricos, mitológicos e lendários.

    B) POEMA VERSO: O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos.

    C) POEMA EM PROSA: A prosa poética é prosa que quebra algumas das regras normais da mesma para atingir uma imagem mais formal e sofisticada ou uma maior transição emocionalmente tensa. CORRETA

    D) CONTO: Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas. O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira.

    E) CRÔNICA: Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto.

    FORÇA, FÉ E HONRA!