SóProvas


ID
3301864
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 47 e 48.

As janelas

    Quem olha, de fora, através de uma janela aberta, não vê jamais tantas coisas quanto quem olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais deslumbrante do que uma janela iluminada por uma vela. O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça. Nesse buraco negro ou luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida.
    Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história.
    Se tivesse sido um pobre velho, eu, também, refaria a dele, facilmente.
    E me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo.
    Talvez vocês me dirão: “Estás certo de que esta fábula seja verdadeira?” Que importa o que possa ser a realidade situada fora de mim, se ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?

BAUDELAIRE
Disponível em: <https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/bau-delaire-spleen-de-paris.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do texto “As janelas”.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão.

  • "O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça."

    " Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história."

    As passagens do texto acima mostram que o personagem achava mais interessante saber o que se passa na casa das pessoas, atrás das janelas. Isso porque era misterioso, como se fosse um segredo, diferente do que ele conseguia ver a luz do dia. Ele conta que observou em uma das casas uma mulher madura.

    Então a alternativa que mais se enquadra no que o texto quer expressar é a letra E.

  • a) O texto não fala de janela aberta, mas de janela fechada (errado)

    b) No texto, não vejo alusão a cena erótica e a mulher é velha, não jovem

    c) O título é as janelas ( o texto é dele uai! E ele quis colocar as janelas mesmo falando de uma janela, apenas kkkk

    d) Essa também viaja na maionese, não se fala em perversidade, nem em sentido figurado

    e) certa!

  • Não sei quem fumou ..se foi a autora ou o examinador..

  • e eu que nunca erro questões como essa, me lasqueiii
  • Marquei a letra E, mas muito a contra-gosto, pois as outras realmente estavam muito erradas. Com relação a alternativa "correta" digo o seguinte: o texto não se prende ao "ato de espiar", não é disso que se trata, mas de imaginar as coisas que se passam dentro daquele ambiente cuja janela está fechada. "Espiar" significa basicamente "observar em segredo". Então "o ato de espiar a vida dos outros através de uma janela fechada", como está na questão, traz a ideia de que quem a observa o faz com o objetivo de flagrar algo, quando o texto, na verdade, traz a ideia de que quem a observa esta a imaginar a vida que é vivida ali segundo seus próprios preceitos subjetivos da realidade e não simplesmente "espiar a vida dos outros"

    Posso estar errado, mas foi assim que eu interpretei.

  • a)ERRADO, Pelo contrário, a "magia" que o personagem encontra é a de refazer histórias (simulando) pelo que ele enxerga por meio de uma janela fechada (ato de espiar)

    b)ERRADO, O texto não adentra em aspectos como sensualidade e eroticidade da mulher, inserindo até mesmo a imagem de um "velho".

    c)ERRADO, " me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo." traz ao texto a ideia de várias histórias imaginadas e recontadas, ou seja, várias janelas espiadas.

    d)ERRADO, como bem dito, o texto não reflete a ideia de perversidade, eroticidade, sensualidade, nem mesmo a de prazeres sentidos; lendo atentamente, vemos como o sentido da vida do personagem, é o seu o propósito sem o qual não viveria:  "ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?". Correto seria dizer: Cujo existencialismo depende de recriar histórias através da vida dos outros.

    e)CORRETO

  • para escrever esse texto, puro não estava!