SóProvas


ID
3302278
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O programa “Crack, é possível vencer” é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação, sendo elas:

Alternativas
Comentários
  • Autoridade?

    Por gentileza, alguém para compartilhar o pq da letra D ser a correta?

    Roberta Cléfia!

  • O que é?

    O Crack, é possível vencer é um programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social. A união entre as três esferas de poder e a interdisciplinaridade é uma das características do trabalho integrado desse programa.O Crack, é possível vencer é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

     A quem se destina?

    • Sociedade em geral;

    • Usuários de drogas e suas famílias;

    • Educadores;

    • Profissionais de Saúde/Redes de Tratamento/Técnicos;

    • Profissionais da Assistência Social;

    • Profissionais de Segurança Pública;

    • Comunidades Terapêuticas;

    • Operadores do Direito;

    • Lideranças Religiosas e Comunitárias;

    • Conselheiros Municipais;

    • Agentes do Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas;

    • Entidades Governamentais e Não Governamentais.

  • Complementando a resposta da Rose

    Como funciona?

    Eixo Prevenção

    Prevenção nas escolas;

    Capacitação de profissionais das redes de saúde, segurança pública, educação, assistência social, justiça, operadores do direito, lideranças religiosas e comunitárias, agentes do Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas (Sisnad);

    Disseminação contínua de informações e orientações sobre crack e outras drogas.

    Eixo Cuidado

    Serviços diferentes para necessidades distintas;

    Ampliação da oferta de serviços;

    Rede SUS preparada para o atendimento;

    Reinserção social;

    Apoio integral aosusuários e às famílias.

    Eixo Autoridade

    Articulação com as áres de saúde e assistência social

    Parceria cm estados e municípios para a promoção de espaços urbanos seguros

    Fortalecimento das ações de inteligência e investigação, em integração com as forças estaduais

    Enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado

  • INTERESSANTE NO MOMENTO ESTUDARMOS A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE DROGAS DE 2019.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9761.htm

    @servicosocialnapraxis

  •  O programa “Crack, é possível vencer” é um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar o crack e outras drogas. 

    Cuidado

    Na área da saúde, o programa prevê a estruturação da rede de cuidados Conte Com a Gente, que auxiliará os dependentes químicos e seus familiares na superação do vício e na reinserção social. A rede é composta de equipamentos de saúde distintos, para atender os pacientes em situações diferentes.

    Autoridade

    Serão intensificadas as ações de inteligência e de investigação para identificar e prender os traficantes, bem como desarticular organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas ilícitas.

    O programa prevê o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas, onde serão instaladas câmeras de videomonitoramento fixo. Os recursos federais serão repassados aos estados por meio de convênios. O objetivo é prestar atendimento a pessoas que trabalham, residem ou circulam no local, e possibilitar mais segurança com a identificação e prisão de traficantes. A utilização de câmeras, móveis e fixas, também ajudará a inibir a prática de crimes, principalmente o tráfico de drogas.

    Prevenção

    Este eixo está estruturado em três bases: na escola, na comunidade e na comunicação com a população. O Programa de Prevenção do Uso de Drogas na Escola tem a proposta de capacitar 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) para prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Estima-se que serão beneficiados 2,8 milhões de alunos por ano. 

    O Programa de Prevenção na Comunidade prevê capacitação de 170 mil líderes comunitários até 2014. Haverá também realização de campanhas específicas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack e de outras drogas. Foi criado o serviço de atendimento telefônico gratuito de orientação e informação sobre drogas VivaVoz (132), para facilitar o acesso do cidadão. Além disso, o Portal Enfrentando o Crack reúne as informações sobre o tema e está disponível em www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack.