Em colaboração com Marcondes, Japiassu (1993) define o conceito interdisciplinaridade como: Método de pesquisa e de ensino susceptível de fazer com que duas ou mais disciplinas interajam entre si, esta interação podendo ir da simples comunicação das ideias até a integração mútua dos conceitos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização da pesquisa (JAPIASSU; MARCONDES, 1993, p. 136).
Não concordo com a gabarito da questão, letra C.
Na letra C está descrevendo a esquipe interdisciplinar.
O gabarito deveria ser a letra B, pois, nas equipes multiprofissionais, apesar do paciente ser atendido por várias especialidades o tratamento fica fragmentado, já que não há maiores trocas entre os profissionais.
" MULTIDISCIPLINARIDADE: É um modelo tradicional em saúde, caracterizado pela intervenção de múltiplos profissionais, que atendem de forma isolada o paciente, aplicando seus conhecimentos e práticas, sem atuação conjunta com os demais membros da equipe. Apesar de haver profissionais de várias áreas, o atendimento continua fragmentado.
INTERDISCIPLINARIDADE: Há a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do paciente, através de trocas de conhecimentos entre os profissionais e através da integração das práticas em saúde. O trabalho da equipe interprofissional traz uma visão mais abrangente do problema, tanto para os profissionais, quanto para o sujeito e sua família. Visa também estabelecer de forma integrada o plano terapêutico, buscando um olhar global, sendo que um profissional colabora com o saber do outro"