A - O modelo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) representam uma forma diferente de ver o sofrimento psíquico após o Movimento de Luta Antimanicomial, concebendo o indivíduo como dotado de direitos e potencialidades.
CORRETA!
B - Os CAPS buscam o atendimento integral do indivíduo, INCLUINDO a pessoa na sua comunidade, pois ali ela estabelece os seus vínculos.
C - A Reforma Psiquiátrica, também conhecida como Movimento Sanitário, ocorreu nos anos 70 e propôs um projeto de saúde coletiva e equidade na oferta dos serviços em saúde mental.
Não recebe essa nomenclatura.
D - O trabalho dos CAPS vai além de amenizar o sofrimento do indivíduo, pois busca sua cura e adaptação aos padrões de normalidade da sociedade.
Não busca a cura e nem adaptação aos padrões da sociedade. Busca a reinserção deste, dentro de todas as suas possibilidades e limitações.
E - O processo de desinstitucionalização, que ocorreu a partir dos anos 90, consistiu na eliminação de leitos em hospitais psiquiátricos.
Não eliminou, mas buscou substituir a centralidade do modelo hospitalocêntrico vigente, decrescendo o aumento nos leitos psiquiátricos e ampliando os números de CAPS insitituídos no território nacional.