SóProvas


ID
3303622
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da Lei de Acesso à Informação, julgue o item.

Da decisão que rejeitar a reclamação caberá recurso para a Controladoria‐Geral da União.

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:

    I - o acesso à informação não classificada como sigilosa for negado;

    II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa não indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação;

    III - os procedimentos de classificação de informação sigilosa estabelecidos nesta Lei não tiverem sido observados; e

    IV - estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos nesta Lei.

  • GABARITO CERTO

    Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União...

    § 3o Negado o acesso à informação pela Controladoria-Geral da União, poderá ser interposto recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, a que se refere o art. 35.

  • Questão Mal bem elaborada.

    Se a primeira autoridade competente que receber o pedido rejeitar, o usuário do serviço do serviço público poderá recorrer com recurso a autoridade hierarquicamente superior, caso essa autoridade superior rejeite o solicitante poderá recorrer à Controladoria- Geral da união.

    Porém, no Art. 16, § 1o O recurso previsto neste artigo somente poderá ser dirigido à Controladoria-Geral da União depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias.

    Autoridade Competente

    Autoridade Hierarquicamente Superior

    Controladoria-Geral da união.

    Qual autoridade que proferiu essa decisão?

    Se foi a primeira Autoridade o usuário ainda tem de recorrer a autoridade hierarquicamente superior.

    Se foi a autoridade hierarquicamente superior o usuário poderá recorrer a Controladoria-Geral da União.

  • o   Gabarito: Certo.

    .

    De fato, acompanho o colega abaixo: questão muito mal elaborada.

    Referencia "pedido de acesso" como "reclamação", além de não especificar circunstâncias como a entidade perante a qual foi apresentada a suposta "reclamação", o que importa para definir a possibilidade de recurso para a CGU, que o aceitaria somente se a situação se desenrolasse no âmbito do Executivo Federal.

    .

    Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:

  • Gab: CERTO

    Discordo da banca, uma vez que está explícito na lei que até chegar à CGU, passa por uma autoridade antes. É certo dizer que cabe à CGU, claro!! Mas não diretamente, como a questão leva a induzir.

    Enfim, nos resta seguir o jogo.

  • GABARITO CORRETO.

    Estamos falando de reclamação.

    Decreto 7.724/2012:

    Art. 22. No caso de omissão de resposta ao pedido de acesso à informação, o requerente poderá apresentar reclamação no prazo de 10 dias à autoridade de monitoramento de que trata o que deverá se manifestar no prazo de 5 dias, contado do recebimento da reclamação.

    Art. 23. Desprovido o recurso de que trata o parágrafo único do art. 21 ou infrutífera a reclamação de que trata o art. 22, poderá o requerente apresentar recurso no prazo de 10 dias, contado da ciência da decisão, à Controladoria-Geral da União, que deverá se manifestar no prazo de 5 dias, contado do recebimento do recurso.

    Esse é o correto embasamento da questão. Tudo bem que diz "Acerca da Lei de Acesso à Informação, julgue o item", mas estamos resolvendo uma questão da quadrix né. Infelizmente, temos que lidar com os equívocos cometidos pela banca. Já vi ela colocar "Acerca da Lei 9.784, julgue os itens" e abaixo só ter questões relacionadas a Lei de acesso a informação.

    Este decreto também estava no edital.

  • GABARITO: CERTO.

  • Questão muitooooo mal formulada. Mas vamos nos atentar aos detalhes: -ela não restringiu só a CGU - questão incompleta não é questão errada( pelo menos em várias questões Cespe e Quadrix) Ainda julgo como mal formulada, mas dava para responder FORÇA GALERAAA