SóProvas


ID
3303751
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item.

De acordo com o princípio da pertinência territorial, os arquivos devem ser guardados e conservados nos locais onde foram produzidos e acumulados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Principio da Territorialidade: a manutenção dos documentos de arquivos nos locais onde foram acumulados, e não produzidos

  • De acordo com o princípio da territorialidade, os arquivos devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção!

  • ERRADA

    PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA = OS DOCUMENTOS DEVERIAM SER RECLASSIFICADOS POR ASSUNTO, NAO SE PREOCUPA COM PROVENIÊNCIA. É A CLASSIFICAÇÃO ORIGINAL.

    TEMAS OU ASSUNTOS = PERTINÊNCIA

    PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE = ARQUIVOS DEVEM SER CONSERVADOS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO LOCAL EMANADO OU QUE INFLUENCIARAM A SUA PRODUÇÃO. PODE SER UM LOCAL NACIONAL, REGIONAL E INSTITUCIONAL.

  • Pertinência territorial

    Conceito oposto ao de princípio da proveniência princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

    http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

    Princípio da Territorialidade

    O princípio da territorialidade diz que os documentos devem permanecer o mais perto possível do território/local/lugar em que foram criados/produzidos, com exceção dos documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. Sim, temos essa exceção! Esse princípio trabalha junto com o princípio da proveniência, de modo que ambos ajudam a evitar a dispersão dos documentos, mas um não deriva do outro.

    Fonte:Direção Concursos

    Q15612(terrorialidade diferente da pertinência territorial)

  • Da territorialidade

    Este princípio estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos

    serviços de arquivo do território em que foram produzidos.

    Acaba por ter dois desdobramentos:

    Proveniência territorial: os documentos deveriam permanecer nos arquivos

    do território onde foram produzidos. Lembre-se proveniência nos remete a origem,

    quando territorial esta ligada ao local de origem, ou seja, onde foram produzidos.

    Pertinência territorial: os documentos deveriam ficar nos arquivos do

    território para o qual remete o assunto (o tema) neles tratados. Lembre-se,

    pertinência nos remete ao assunto, ao conteúdo do documento.

    A QUESTÃO ESTÁ ERRADA PQ TROCA OS CONCEITOS DE PROVENIÊNCIA E PERTINÊNCIA TERRITORIAL.

  • Princípio da Pertinência Territorial:

    Se João trabalha no Ministério da Saúde, em Brasilia, e fizer um relatório sobre o número de pessoas contagiadas com coronavírus no Hospital Araújo Jorge, de Goiânia, então o documento deverá ser enviado à Goiânia.

    Princípio da Proveniência Territorial:

    Adotando a mesma história supracitada, o João deverá manter o documento no mesmo território no qual foi produzido o relatório - em Brasília.

    Os documentos deveriam permanecer nos arquivos do território onde foram produzidos.

    A questão trocou os princípios da Proveniência Territorial pelo da Pertinência Territorial.

  • O principio da pertinência territorial diz que os documentos de arquivos devem ser arquivados de acordo com o território de referência. Ex: Se o INSS de São Paulo produz um documento de um segurado do Rio de janeiro, esse documento deveria ficar arquivado no Rio de Janeiro.

    X

    Principio da PROCEDÊNCIA territorial/territorialidade: Os arquivos devem ser guardados e conservados nos locais onde foram produzidos e acumulados. Ex: Se o INSS de São Paulo produz um documento de um segurado do Rio de janeiro, esse documento deveria ficar arquivado em São Paulo.

  • Princípio da Territorialidade: diz que os documentos devem permanecer o mais perto possível do território/local/lugar em que foram criados/produzidos.

    Princípio da Pertinência Territorial: diz que os documentos devem ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos

    Dicionário: Pertinência: ]

    SUBSTANTIVO

    1 - p.us. m.q. pertença

    2 - aquilo que concerne ao assunto

    Fonte: Noções de Documentação e Arquivo: conceitos - Profª. Serenna Alves

  • Para não errar mais.

    Pertinência territorial

    segundo o qual documento de arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

  • Pertinência territorial e diferente do princípio da territorialidade. Aquele afirma que os documentos deverão ser arquivados no local de sua pertinência, e não de sua acumulação. Já o da proveniência territorial ou territorialidade estabelece que os documentos deverão ser arquivados no território *onde foram produzidos*.

    Fonte: prof. Carlos Xavier

  • De acordo com o Princípio da Pertinência territorial, os documentos devem permanecer no local ao qual o seu conteúdo faz referência.

    Dica: a aplicação desse princípio não é recomendada, pois o resultado seria a dispersão documental e a perda de contexto. 

    O Princípio ao qual a definição se refere seria o Princípio da Territorialidade.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Conceito é de proveniência territorial.

  • De acordo com o Princípio da Pertinência territorial, os documentos devem permanecer no local ao qual o seu conteúdo faz referência.

    Dica: a aplicação desse princípio não é recomendada, pois o resultado seria a dispersão documental e a perda de contexto. 

    O Princípio ao qual a definição se refere seria o Princípio da Territorialidade.

    Resposta: errada

  • Gabarito Errado

    "De acordo com o princípio da pertinência territorial, os arquivos devem ser guardados e conservados nos locais onde foram produzidos e acumulados."

    • Princípio da Pertinência Territorial: documentos arquivados no local de sua pertinência;

    • Princípio da Pertinência Temática: documentos deveriam ser reclassificados por assunto;

    • Princípio da Territorialidade/da Proveniência Territorial: documentos arquivados no local de sua acumulação, no território onde foram produzidos.

    Logo, o enunciado se refere ao Princípio da Territorialidade/da Proveniência Territorial.

  • Proveniência territorial: os documentos deveriam permanecer nos arquivos

    do território onde foram produzidos. Lembre-se proveniência nos remete a origem, quando territorial esta ligada ao local de origem, ou seja, onde foram produzidos