-
Ø Recebimento → atividade que consiste em recepcionar os documentos e separá-los em dois tipos: oficial (ostensivo e sigiloso) e particular.
-
Gabarito Certo
Apenas incrementando o comentário da Lívia, o setor de protocolo irá registrar os documentos ostensivos, porém, quando for sigilos, não se fala em registro, somente haverá o controle. Pois, para se registrar, precisa abrir o documento, e não podemos (o protocolo) abrir documentos sigilosos.
-
Igor INSS (2020/21), eu lembro de ter estudado que haverá o registro dos documentos sigilosos, pois é preciso fazê-lo, o que n ocorrerá é a classificação dos documentos sigilosos, pois não terão como abri-lo. Me corrige se eu estiver errado...
-
Recebimento :
Inclui a atividade de receber os documentos e efetuar a separação em duas categorias:
Oficial, que trata de matéria de interesse institucional.
Particular, que trata de conteúdo de interesse pessoal.
Os doc’s de natureza ostensiva = abre
Os doc’s sigilosos = não abre e encaminha diretamente ao destinatário.
GAB. C
-
O Protocolo pode receber os documentos/encomendas particulares, desde que as regras institucionais não digam o contrário. Entretanto, o recebimento é a única ação permitida. Os documentos/encomendas particulares não são tratados pelo Protocolo.
Portanto, encomendas podem ser enviadas, a não ser que a instituição tenha a cultura contrária, mas o tratamento dado a esses documentos/objetos é diferenciado.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Obs.: quando a correspondência referir-se ao cargo ocupado pelo servidor, não pode ser classificada como particular, pois trata-se de um expediente oficial.
Esse é o entendimento que adquiri durante a resolução de outras questões e, como todos nós estamos sujeitos a erro, corrijam-me se eu estiver errado. Bons estudos a todos!
-
Resolução: O Protocolo pode receber os documentos/encomendas particulares, desde que as regras institucionais não digam o contrário. Entretanto, o recebimento é a única ação permitida. Os documentos/encomendas particulares não são tratados pelo Protocolo.
Portanto, encomendas podem ser enviadas, a não ser que a instituição tenha a cultura contrária, mas o tratamento dado a esses documentos/objetos é diferenciado.
Resposta: certa.