-
Caros colegas, poderiam me explicar por que não afronta o Principio da Proveniência?
-
GAB: CERTO.
Não irá contrariar somente por ter estrutura diferente, desde que se respeite a entidade que o criou, tudo certo!
PROVINIÊNCIA: Documentos ficam quem o crio, respeitando a origem do documento.
Fonte: Meus cadernos!
#FOCOeFÉ
-
CERTO
Um fundo de arquivo, ou seja, um conjunto de documentos de uma mesma proveniência (origem) pode refletir tanto a estrutura organizacional ou as funções/atividades da instituição. Se ele refletir a estrutura, será estrutural; se refletir as funções/atividades, será funcional.
Resumindo: Fundo estrutural: reflete a estrutura/organograma da instituição. Fundo funcional: reflete as atividades desenvolvidas na instituição.
Fonte: apostila Direção Concursos
Deus é fiel. Não desista e continue estudando!
-
Não afronta o princípio da proveniência porque não está dizendo que esses documentos vieram de outro fundo (ex: autarquia extinta), ou seja, não está havendo mistura de arquivos.
-
Olá.
Creio que a fundamentação para a resposta ser "certo" para a questão está na seguinte lógica e explicação:
Um fundo de documentos pode usar de critério estrutural ou funcional para a classificação e organização de seus documentos sem contrariar a origem dos documentos que são produzidos por ele.
Critério funcional: classificação documental em funções ("atividades").
Critério estrutural: classificação em estruturas, setores, divisões, departamentos ("organograma").
Princípio da proveniência: identidade do documento, onde ou por quem foi produzido.
Nota-se que não há exclusão entre os conceitos, os conceitos podem coexistir no fundo, na guarda de documentos. Os documentos podem ter a mesma origem e serem classificados e organizados de diferentes maneiras.
Espero ter ajudado.
-
CORRETA
A utilização do critério estrutural ou funcional para a formação dos fundos de documentos da terceira idade(arquivos permanentes) não contraria o princípio da proveniência.
O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes.
-
As ATIVIDADES DE ARRANJO nos Arquivos Permanentes devem obedecer à Proveniência dos Arquivos. Para isso, o arquivista deve ESCOLHER OS FUNDOS obedecendo a 2 CRITÉRIOS:
1) ESTRUTURAL: documentos provenientes de UMA MESMA FONTE. Ex.: Ministério da Agricultura, Companhia Brasileira de Alimentos, EMBRAPA, Companhia Brasileira de Armazenamento... CADA UMA DESSAS INSTITUIÇÕES se constituirá NUM FUNDO;
2) FUNCIONAL: documentos provenientes de MAIS DE UMA FONTE. Ex.: Atividade "Agricultura", incluindo a documentação do Ministério da Agricultura, da Companhia Brasileira de Alimentos, da EMBRAPA, da Companhia Brasileira de Armazenamento... O FUNDO SERÁ "AGRICULTURA", que é a atividade em comum a todas as instituições mencionadas.
-
Não afronta o principio da proveniência pois ambos podem ser aplicados independentemente.
O primeiro é sobre a instituição a qual esses documentos pertencem. O segundo trata da ordem desses documento, ordem de criação deles.
-
O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos de uma instituição não devem ser misturados aos de outras instituições, ou seja, não pode haver a mistura de fundos.
A organização em si não vai contra o Princípio da Proveniência, a menos que os fundos sejam misturados.
Gabarito do Professor: CERTO.