SóProvas


ID
330394
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Silva, os conceitos de preservação, conservação e restauração são relativamente novos no mundo e bem recentes no Brasil. Surgiram da necessidade de formulação de políticas institucionais com a finalidade de determinar quais coleções seriam salvas.

A respeito da ação de conservação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários


  •           O principal objetivo da conservaçao é o de estender a vida útil dos documetos , procurando mantê-los
      o mais próximo possivel do estado físico em que foram criados.
       
              E nesse caso, cada documento a depender do material em que foi produzido podera ter caracteristicas peculiares 
    no seu processo de conservaçao não podendo ser de carater coletivo.  

       Cuidado com o termo RECUPERAR, presentes nas acertivas  B e D pois ele é caracterisca da restauraçao de documentos.

      RESP. C
  • não concordo com o gabarito, pois existe dois tipos de conservação, a preventiva e restaurativa, a primeira é um tratamendo de massa, já a segunda e analisado cada documento separadamente...então mesmo a letra A estando meio incompleta acho que seria a mais certa ! 
    Me corrijam se estiver errado ! 
    Abraços e Bons Estudos ! 
  • Acredito que o examinador tenha se equivocado... A conservação de documentos implica tratamento coletivo, já a recuperação de documentos implica tratamento individual... Já fiz outras questões cujo gabarito diverge deste. 
  • Algumas reflexões sobre preservação de acervos em arquivos e bibliotecas

    por Sérgio Conde de Albite Silva:

    Gabrito corrento, letra C, conforme explicação do próprio autor:

    A conservação é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo melhorar o estado físico do suporte, aumentar sua permanência e prolongar-lhe a vida útil, possibilitando, desta forma, o seu acesso por parte das gerações futuras. A restauração é um conjunto de procedimentos que visa a recuperar, o mais próximo possível, o estado original de uma obra ou documento. Em ambos os casos, são intervenções de tratamento por peça única, individual, na unidade documental. Já que implica tratamento individual por peça, a conservação/restauração exige seleção e treinamento de pessoal, sendo de custo elevado e de extensa duração.

    Conservação preventiva abrange não só a melhoria das condições do meio ambiente nas áreas de guarda de acervo e nos meios de arma-zenagem, como também cuidados com o acondicionamento e o uso adequado dos acervos, visando a retardar a degradação dos materiais. É, pois, um tratamento de massa, feito em conjunto.Para Conway2 (1996), apenas a partir do final dos anos 70, a comunidade de profissionais nos EUA aproxima-se de um consenso sobre a questão dos conceitos fundamentais. Conway lembra ainda que, durante muito tempo, os termos "conservação" e "preservação" foram usados como equivalentes pelos profissionais encarregados da guarda e da proteção de livros, documentos de arquivos e objetos museológicos.