DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO
35. A Demonstração do Resultado Econômico evidencia o resultado econômico de ações do setor público.
36. A Demonstração do Resultado Econômico deve ser elaborada considerando sua interligação com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:
(a) receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos (RE);
MENOS: (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública (CE) (é dividido em custos diretos e indiretos);
IGUAL A: (c) resultado econômico apurado (REA).
37. A receita econômica (RE) é o valor apurado a partir de benefícios gerados à sociedade pela ação pública, obtido por meio da multiplicação da quantidade (N) de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade (CO).
38. Custo de oportunidade (CO) é o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possíveis para a execução da ação pública.
Portanto: RE=N x CO
- O Resultado Econômico Apurado (REA) é, pois, o incremento líquido de benefícios gerados à sociedade a partir da ação eficiente e eficaz do gestor público, calculado a partir da diferença entre a Receita Econômica (RE) e o Custo de Execução (CE) da ação, conforme fórmula a seguir: REA = RE – CE, ou REA = (NE*CO) – CE
Baseado em: http://www.cienciascontabeis.com.br/dre-demonstracao-resultado-economico/