SóProvas


ID
33061
Banca
MPT
Órgão
PGT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I - a filosofia dos Direitos Humanos sofreu sua mais forte crítica no século XX, quando algumas teorias políticas passaram a negá-los sistematicamente, rejeitando todos os seus fundamentos, entre os quais o da dignidade;
II - o objetivo de um sistema arbitrário é destruir os direitos civis da população inteira - condição prévia necessária para a dominação completa -, de tal forma que ela acabe por ser colocada fora da lei em seu próprio país;
III - os tradicionalistas, os marxistas e alguns socialistas foram os maiores defensores da Declaração dos Direitos Humanos de 1789.

De acordo com as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Veja que o tem III afirma que os tradicionalistas seriam defensores dos direitos humanos de 1.789- o que é contraditório aos ideais da própria revolução francesa- liberdade,igualdade e fraternidade, ou seja, tudo o que os tradicionalistas não queriam para a época, pois pra eles interessava o continuismo, a exploração do trabalho, nada de direitos humanos, até porque, como a própria questão coloca eram tradicionalistas. Assim sendo, o item III está incorreto.
  • Sobre a assertiva I:
    No século XX, várias teorias políticas passaram a negar sistematicamente o valor dos direitos humanos. O nazismo e o fascismo consideravam os direitos humanos como criações da filosofia liberal individualista e defendiam a supremacia dos “interesses nacionais” ou “interesses do Estado” sobre os direitos individuais (humanos). O marxismo, com sua busca pelo comunismo e materializado nos mais variados modelos de socialismo real, também negava (e nega) duramente a importância dos direitos humanos por considerá-los valores burgueses capitalistas. É nesse contexto que os países do bloco comunista passaram a defender os chamados direitos de “2ª geração” em detrimento dos que eles agora chamavam de “direitos de 1ª geração” -- os direitos individuais. Por ironia do destino, vários países, entre eles o Brasil, passaram a adotar uma doutrina mista em que se preza tanto pelos direitos individuais (1ª geração), quanto pelos chamados “direitos sociais” (2ª geração).

    A assertiva II é auto-explicativa.

    Sobre a assertiva III:
    Tanto o socialismo quanto o marxismo são ideologias surgidas em meados do sec. XIX, o que impossibilita que estas filosofias estivessem representadas no contexto da Revolução Francesa iniciada em 1789 em que se é proclamada a ilustre Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Repare que o nome do documento está transcrito errado, o que por si só já impossibilitaria a questão.

    Os maiores defensores da Declaração de 2 de outubro de 1789 foram os chamados "moderados", grupo defensor de uma monarquia constitucional, grupo à direita dos chamados "girondinos", que eram republicanos.

  • Para mim, a assertiva II é simplesmente ilógica:

    "o objetivo de um sistema arbitrário é destruir os direitos civis da população inteira - condição prévia necessária para a dominação completa -, de tal forma que ela acabe por ser colocada fora da lei em seu próprio país".

    Como poderia ser o objetivo de um "sistema arbitrário" colocar a "população inteira" "fora da lei em seu próprio país"? O objetivo do qualquer "sistema arbitrário" NÃO destruir "os direitos civis" (o plural e o artigo remetem, inegavelmente a TODOS os direitos civis) "da população inteira", mas de uma parte dela (ainda que seja uma parte grande ou até mesmo majoritária). Sempre parte dos direitos civis, ao menos uma parte, será assegurada a uma parte da população, nem que seja apenas a burocracia estatal. A consequência da restrição de direitos civis também NÃO é colocar TODOS "fora da lei", pois senão os próprios representantes do Estado teriam que se autoencarcerar ou infligir punições ou restrições de seus próprios direitos.

    Em suma, basta um único indivíduo da "população inteira" de um país ter acesso a um único direito civil uma única vez em toda a sua vida para que a assertiva fique errada. Mesmo no pior dos sistemas totalitarios, alguns (ainda que parcos) direitos civis permaneciam para uma parte da população, a despeito da precariedade e da constante ameaça contra eles.

    No mínimo, foi uma assertiva mal formulada por ser excessivamente generalista.
  • a alternativa II descreveu em apertada síntese o communismo....hahahah

  • Marx iria nascer 29 anos depois da data contida na questão 3.

  • Questão eivada de viés (sei do cacófato) ideológico e, pra variar, cheio de incongruências -inclusive fáticas, com datas anacrônicas,

    e erro de conceitos. Um verdadeiro filtro doutrinador pro servidor.

    Imagino o "magnânimo" avaliador elaborando a questão com seu quepe revolucionário do alto de sua pilha de manifestos raivosos...

  • Pessoal pra quem está precisando fixar conteúdo e está caindo em pegadinhas de questões, acessem esses simulados para PPMG, focados na SELECON.

    https://go.hotmart.com/V65499332X

    NUNCA É TARDE PARA INVESTIR EM VOCÊS, LEMBREM-SE A GLÓRIA SERÁ ETERNA!!

    (PPMG2022)

  • Prova foi essa jovem !@#$%