SóProvas


ID
3307342
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em janeiro, as tradicionais homenagens ao Senhor do Bonfim, em Salvador, ecoam do outro lado do Atlântico, em Benin, deixando ainda mais claros os traços culturais que há séculos aproximam a Bahia da África.”
(RIBEIRO, Ronaldo. 2015, p. 294.)

Essa influência cultural brasileira tão forte em Benin, na África, pode ser explicada em grande parte: 

Alternativas
Comentários
  • Libertos no séc XVIII? estranho hein

  •  O Benim foi o país da África que mais exportou escravos para o Brasil. Na época da escravidão, inúmeros beninenses vieram trabalhar nas minas de ouro e nas lavouras de café, e, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, libertando os escravos, eles voltaram para a sua terra natal. Mas as suas raízes culturais já tinham se misturado com as brasileiras.

    séculos XVIII e XIX - Essa data deve estar incorreta

  • Pela presença marcante de brasileiros e de escravos que, libertos, puderam regressar à África . muito bacana não sabia que alguns escravos libertos conseguiam voltar para ÁFRICA quando voltavam para a África, os libertos levavam consigo diversos costumes e saberes assimilados com os portugueses, no Brasil.. e um deles era a escravidão. AFINAL, o escravo era um produto.

  • Também acho estranho a datação do século XVIII. Mas a questão não fala do número de libertos e, mesmo que número reduzido, existiam diversas modalidades de alforria individual anteriores a lei Áurea.