RAM: Memória de acesso aleatório; de leitura e escrita; apagamento em nível de byte; volátil; o tempo de acesso é constante, independentemente da localização física do dado; armazena os programas e dados a serem manipulados pelo processador.
SRAM (RAM Estática): acesso a informação mais rápido; MENOR latência; armazena menos dados e possui preço elevado; utilizada como cache; não requer refresh.
DRAM (RAM Dinâmica): acesso a informações mais lento, MAIOR latência; capacidade alta, comportar grandes quantidades de dados; preço mais baixo; utilizada como memória principal; requer refresh.
MRAM (RAM Magneto-resistiva): semelhante à DRAM, porém utiliza células magnéticas; consomem menor quantidade de energia; mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica; armazenam pouca quantidade de dados e são muito caras, pouco adotada em larga escala.
ROM: Memória somente de leitura, não volátil e não apagável.
PROM - Gravação feita após a fabricação através da queima dos fusíveis sendo feita somente uma vez; dados não podem ser apagados ou alterados.
EPROM - Pode ser programada e apagada várias vezes. No entanto, para apagar o seu conteúdo, é necessário expor a memória a uma luz ultravioleta;
EEPROM - A programação, o apagamento e a reprogramação são feitas por controle do processador (eletricamente). São lentas e caras em relação às RAMs e ROMs, tendo baixa velocidade e capacidade de armazenamento.
Memória Flash (Tipo especial de EEPROM) - Pode ser apagada e regravada em blocos e suporta reprogramações; muito rápidas e duráveis; consome pouca energia; ocupa pouco espaço físico. Ex: Pendrives, SSD's
Atenção: A memória principal o seu custo por byte é maior em relação ao custo da memoria secundária. A memória interna de um computador é constituída de registradores, memória cache e memória RAM. O método de paridade de bits em memórias pode ser utilizado para detectar, mas não corrigir, erros em memórias.