Gab. A
algumas das características; é mais simples, a mais tradicional, é mais rígida, unidade de comando, centralização, chefias generalistas, decisão distante da ação, vantagem para pequenas empresas e ambientes estáveis, evita ambiguidade, mais barata/eficiente, estrutura mecanicista.
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos conhecer algumas formas que a estrutura organizacional pode assumir. Dentre as opções que a banca nos oferece, devemos marcar aquela que apresenta a estrutura que se encaixa no conceito apresentado no enunciado.
A - correta. Chiavenato (p. 192, 2014) descreve o conceito de organização linear: "significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Daí seu formato piramidal. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas".
B - incorreta. A estrutura baseada em projetos é organizada para atender a um objetivo específico. Sua principal característica é o caráter temporário, pois tende a ser encerrada assim que o projeto for entregue.
C - incorreta. Organizações funcionais são aquelas baseadas na especialização de atividades. Seus setores/departamentos são formados segundo uma especialidade.
D - incorreta. A organização linha-staff é fruto da união de dois tipos de organização: linear + funcional. O objetivo, portanto, é unir as vantagens dessas duas em um só modelo. Neste tipo, órgãos de linha (execução) e de assessoria (staff) coexistem. Os de linha são marcados pela autoridade linear e pelo princípio escalar, por outro lado, os órgão de staff prestam assessoria e serviços especializados.
Após analisarmos as alternativas apresentadas, podemos concluir que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014