SóProvas


ID
3309790
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Há processos de usinagem que induzem a formação de tensões superficiais e outros processos que auxiliam na resistência a fadiga. Essa concentração de tensões é fundamental na avaliação da susceptibilidade a fadiga de um elemento mecânico. O efeito da concentração é o de reduzir o limite de resistência a fadiga ou de aumentar a tensão de solicitação.
Entre os processos de usinagem a seguir, assinale aquele em que há propensão a tensões de tração superficiais em um deles, o que provocaria tendência a fadiga.

Alternativas
Comentários
  • Achei isso em um trabalho na Internet:

    "Os principais métodos comerciais de introdução na superfície de tensões residuais compressivas favoráveis são a laminação superficial e a jato-percussão (BRANCO, 1985). No entanto, estes processos devem ser aplicados sobre controle adequado, pois podem danificar as peças quando excessivos, o que conduzirá, ao contrário do que se deseja, a uma redução na resistência à fadiga. Os tratamentos de retificação e polimento podem causar tensões superficiais de tração quando realizados inadequadamente. Um polimento severo pode causar tensões de tração suficientemente elevadas que retiram o benefício do melhor acabamento superficial a que se destina. "

    Pelo jeito a fonte foi:

    BRANCO, C.A.G.M. Mecânica dos materiais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.  

    QUESTÃO MUITO TENSA!

    LETRA B

  • B

    Segundo o livro Teoria da usinagem dos materiais: "Os ciclos de aquecimento e resfriamento alternados da peça durante a retificação provocam o aparecimento das tensões residuais de TRAÇÃO na superfície da peça."

    Só para complementar: "Em relação ao material abrasivo utilizado, em oposição aos rebolos de Al2O3, rebolos de cBN promovem tensões residuais de COMPRESSÃO devido à maior dureza (agressividade) e condutividade térmica desse, que fazem com menos seja gerado e conduzido à peça."