SóProvas


ID
3311164
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas ao reconhecimento de receitas.


I. A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando suceder em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou diminuição de passivo e puder ser mensurado com confiabilidade.

II. O reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento nos ativos ou da diminuição nos passivos, por exemplo, o decréscimo do passivo originado do perdão de dívida a ser paga.

III. Os procedimentos adotados para o reconhecimento da receita são direcionados para restringir o reconhecimento como receita àqueles itens que possam ser mensurados com confiabilidade e tenham suficiente grau de certeza.


Tomando como base os preceitos da NBC TG Estrutura Conceitual, estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • TBC TG Estrutura Conceitual

    4.68 Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio. 

    4.69 Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio

    5.4 - As demonstrações estão vinculadas porque o reconhecimento de item (ou mudança em seu valor contábil) exige o reconhecimento ou desreconhecimento de um ou mais outros itens (ou mudanças no valor contábil de um ou mais outros itens). Por exemplo:

    (a) o reconhecimento de receita ocorre ao mesmo tempo que: (i) o reconhecimento inicial do ativo, ou aumento no valor contábil do ativo; ou (ii) o desreconhecimento do passivo, ou diminuição no valor contábil do passivo;

    (b) o reconhecimento de despesa ocorre ao mesmo tempo que: (i) o reconhecimento inicial do passivo, ou aumento no valor contábil do passivo; ou (ii) o desreconhecimento do ativo, ou diminuição no valor contábil do ativo.

    A assertiva III traz disposições do CPC 30, revogado em 2018. Contudo, podem ser consultadas tais definições em paralelo ao CPC 47 para definir o reconhecimento adequado de receitas.