SóProvas


ID
3311530
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas ao planejamento da auditoria de demonstrações contábeis, tomando como base a NBC TA 300 (R1).


I. O planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Entretanto, o planejamento inclui a consideração da época de certas atividades e procedimentos de auditoria que devem ser concluídos antes da realização de procedimentos adicionais de auditoria.

II. Uma vez definida a estratégia global de auditoria, pode ser desenvolvido plano de auditoria para tratar dos diversos temas identificados na estratégia global de auditoria, levando-se em conta a necessidade de atingir os objetivos da auditoria por meio do uso eficiente dos recursos do auditor. Estratégia e plano são necessariamente processos isolados ou sequenciais, e devem ser independentes, uma vez que as mudanças em um não podem influenciar o outro.

III. Em decorrência de mudanças na evidência de auditoria obtida na aplicação de procedimentos de auditoria, o auditor pode ter que modificar a estratégia global e o plano de auditoria e, portanto, a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados, considerando a revisão dos riscos avaliados. Pode ser o caso de informação identificada pelo auditor que difere significativamente da informação disponível quando o auditor planejou os procedimentos de auditoria.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A estratégia global e o plano de auditoria estão intimamente relacionados, não sendo necessariamente processos isolados.

  • GAB: B

    NBC TA 300 (Planejamento de Auditoria)

    Uma vez definida a estratégia global de auditoria, pode ser desenvolvido plano de auditoria para tratar dos diversos temas identificados na estratégia global de auditoria, levando-se em conta a necessidade de atingir os objetivos da auditoria por meio do uso eficiente dos recursos do auditor. A definição da estratégia global de auditoria e o plano de auditoria detalhado não são necessariamente processos isolados ou sequenciaisestando intimamente relacionados, uma vez que as mudanças em um podem resultar em mudanças no outro.

  • O Item II contém erro, já que o plano de auditoria é dependente da estratégia de auditoria. Assim, o segundo depende do primeiro.

    Os itens I e III estão contidos na NBC TA 300.

    Item I – Certo. Transcrição da NBC TA. O planejamento é contínuo, flexível e se conecta na auditoria anterior. Vale destacar que o planejamento é ITERATIVO ( algumas pessoas pensam que é INTERATIVO, mas não!). ITERATIVO é adjetivo que se refere à iteração: feito de novo, repetido, reiterado - realizado inúmeras vezes. Cuidado para não escorregar aqui.

    Item II – Certo. Transcrição da NBC TA. Uma característica do planejamento é ser flexível. Se as circunstâncias mudam, o planejamento também muda.