Definições Importantes:
Risco de Negócio é o risco da administração não atingir seus objetivos.
NBC TA 315 - 4b: Risco de negócio é o risco que resulta de condições, eventos, circunstâncias, ações ou falta de ações significativas que possam afetar adversamente a capacidade da entidade de alcançar seus objetivos e executar suas estratégias, ou do estabelecimento de objetivos ou estratégias inadequadas.
Comentando as alternativas
NBC TA 315 - A41: Um risco de negócio pode ter uma consequência imediata para o risco de distorção relevante em classes de transação, saldos de conta e divulgações no nível de afirmação ou no nível das demonstrações contábeis.
NBC TA 315 - A39: O entendimento dos riscos de negócio enfrentados pela entidade aumenta a probabilidade de identificação de riscos de distorção relevante, já que a maioria dos riscos de negócio acabará por ter consequências financeiras e, portanto, efeito nas demonstrações contábeis. Contudo, o auditor não tem responsabilidade de identificar ou avaliar todos os riscos de negócio porque nem todos os riscos de negócio dão origem a riscos de distorções relevantes.
NBC TA 315 - A110: As atividades de monitoramento contínuo muitas vezes estão embutidas nas atividades recorrentes normais da entidade e incluem atividades de administração e supervisão regulares.
NBC TA 315 - A111: As atividades de monitoramento da administração podem incluir o uso de informação de comunicações de partes externas, como reclamações de clientes e comentários de reguladores, que podem indicar problemas ou ressaltar áreas com necessidade de aprimoramento.
Gab. C
Os riscos de negócio são os riscos que afetam qualquer entidade em relação ao negócio propriamente dito: o risco de ter prejuízo, perder reputação, não alcançar os objetivos etc. Assim, um hotel, um hospital, uma indústria têm os seus próprios riscos de negócio. Esses riscos geram pressões que, mais cedo ou tarde, acabam chegando aos relatórios financeiros. Por exemplo: o risco de ser mal vista pelos investidores, pode levar uma entidade a inflar lucros; ao dar causa a um erro médico, um hospital pode ser instado a pagar uma vultosa indenização além de perder reputação etc. Logo, cabe ao auditor avaliar os riscos do negócio envolvidos com a entidade e como a entidade reage, gerencia, detecta e corrige distorções oriundas de tais riscos. Esses riscos tem origem interna ou externa.
O erro está em C, já que as atividades de monitoramento contínuo muitas vezes estão embutidas nas atividades recorrentes normais da entidade e incluem atividades de administração e supervisão regulares.