Letra: D
De acordo com: COLEÇÃO DE QUESTÕES COMENTADAS. Profº Rômulo Passos
Comentários:
A primeira conduta (prioridade) para o controle de hemorragias em extremidades do corpo deve ser a compressão direta do local afetado. Se não for suficiente para cessar o sangramento, pode-se aplicar o torniquete nos membros superiores e inferiores e curativos hemostaticos no tronco. O torniquete pode ser feito com esfigmomanômetro ou dispositivo proprio para isso, imediatamente próximo ao local de origem da hemorragia (PHTLS, 2018).
NOVIDADE!
Uso do Torniquete! Quando podemos usá-lo?
Quando a pressão direta ou curativo compressivo não se mostrarem eficazes no controle de lesões graves e exsanguinantes, principalmente de extremidades.
Uso do torniquete pode ser seguramente aplicado pelo período de tempo de 120 - 150 min. (2 - 2,5h). O horário de início deve ser escrito na faixa do torniquete ou em um esparadapro.
Um tempo maior que este pode provocar isquemia do membro.
Fonte: PHTLS, 9ª ed, 2018.
No caso de acidente, a vítima não deve ser movimentada, isso pode causar piora de uma lesão na coluna ou em uma fratura de braço ou perna. Alternativa A está errada.
A remoção do capacete de um motociclista acidentado é totalmente contraindicada, pode ocorrer um agravamento em uma lesão de coluna. Alternativa B está incorreta.
A vítima de acidente não deve receber água, outro tipo de líquidos ou alimentos. Alternativa C está errada.
A hemorragia pode levar ao estado de choque e à morte. Por isso, é necessário estancar o sangue, no caso de uma hemorragia externa, pressionando o ponto de hemorragia, com uma gaze ou um pano limpo e chamar a emergência imediatamente. Alternativa D está correta.
O torniquete não deve ser realizado para estancar hemorragias, pois pode acarretar em complicações. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Jones and Bartlett. Crespo AGPT, et al.National Association of Emergency Medical Technicians NAEMT. Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado. Artmed, 2020.