Gabarito: E
Prevenção indicada: engloba intervenções destinadas a sujeitos identificados com comportamentos de risco, relacionados direta ou indiretamente com as drogas, e a sujeitos usuários. Tais intervenções visam reduzir não só o consumo de álcool e de outras drogas, mas também melhorar os aspectos da vida do sujeito, como a reinserção social.
Prevenção seletiva: é voltada a sujeitos com maior risco para o uso ou abuso dessas substâncias. Programas seletivos não são, necessariamente, destinados a pessoas que já consomem drogas, mas àquelas que têm mais chance de fazê-lo. Um exemplo seria um programa de prevenção realizado em uma escola de uma região de alta criminalidade e oferta de drogas, pois tal contexto também é considerado um fator de risco.
Prevenção universal: é dirigida à população em geral, sem qualquer estratificação de grupos por fatores de risco. Um exemplo é a divulgação, através da mídia, de programas que apresentam os danos decorrentes do consumo de drogas. Nas escolas, as estratégias universais são realizadas com todos os alunos de uma determinada série (ou diversas séries), sem a preocupação de selecionar apenas alunos com maior vulnerabilidade para o consumo de drogas.
Fonte: Prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas | SENAD