GABARITO: LETRA D
A) Vale considerar que, em um quadro de escassez de recursos, os governos municipais são instados à chamar para si as iniciativas que mais concretamente interferem sobre o cotidiano das pessoas ? crase incorreta antes de verbo.
B) O investimento em saneamento, em suas várias dimensões, é importante para à melhoria da qualidade do ambiente e da saúde da população em todo o território nacional ? importante para alguma coisa (=somente o artigo definido "a" deve estar presente, visto que já temos a preposição "para").
C) Em condições de conflito, o grau de profissionalização alcançado pela burocracia estatal é posto a prova e os gestores devem mostrar capacidade para manter o Estado funcionando ? temos uma locução adverbial com base feminina, o correto é "à prova".
D) O gestor municipal deve estar atento à execução eficiente das funções que lhe são incumbidas legalmente e à inclusão de novos temas de políticas públicas que emergem das mudanças que caracterizam o cotidiano da população ? correto, atento a alguma coisa (=adjetivo pedindo um complemento iniciado pela preposição "a"); preposição + artigo definido "a"= crase.
E) Os gestores que assumem à administração das prefeituras devem preservar os documentos indispensáveis a continuidade do funcionamento da máquina pública ? assumem alguma coisa (=verbo transitivo direto, ele pede um complemento sem preposição ? a administração).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Com a regra geral da crase, responde-se não somente a essa questão, mas como a todas. Para o professor Celso Pedro Luft, ensinam regras e, por isso mesmo, as pessoas comentem erro quando se trata de crase. Partindo do princípio que considera inútil um compêndio com regras engessadas e lições mecânicas para justificar o fenômeno, o professor afirma sumariamente que a regra a ser observada é uma só:
Acentua-se o "a" duplo (a + a → à)
a) Vale considerar que, em um quadro de escassez de recursos, os governos municipais são instados à chamar para si as iniciativas que mais concretamente interferem sobre o cotidiano das pessoas.
Incorreto. Verbos não reclamam artigo definido, logo há absoluta impossibilidade de se marcar o fenômeno crásico, porque só existe preposição "a" (do nome "instados"). Correção: "instados a chamar";
b) O investimento em saneamento, em suas várias dimensões, é importante para à melhoria da qualidade do ambiente e da saúde da população em todo o território nacional.
Incorreto. Se se diz "é importante para o comércio", diz-se então "é importante para a melhoria". Consta-se apenas artigo "a". Não há preposição "a" para se fundir e resultar o fenômeno. Correção: "é importante para a melhoria";
c) Em condições de conflito, o grau de profissionalização alcançado pela burocracia estatal é posto a prova e os gestores devem mostrar capacidade para manter o Estado funcionando.
Incorreto. Se se diz "posto ao exame", diz-se então "posto à prova". Correção: "posto à prova";
d) O gestor municipal deve estar atento à execução eficiente das funções que lhe são incumbidas legalmente e à inclusão de novos temas de políticas públicas que emergem das mudanças que caracterizam o cotidiano da população.
Correto. Se se diz "atento aos trabalhos", diz-se então "atento à execução e à inclusão".
e) Os gestores que assumem à administração das prefeituras devem preservar os documentos indispensáveis a continuidade do funcionamento da máquina pública.
Incorreto. Se se diz que "o homem assumiu o cargo", diz-se então "os gestores que assumem a administração".
Letra D