Todas as alternativas versam sobre os princípios da PNAN, além dos doutrinários e organizados do SUS, é claro! Entretanto, vejamos o erro em cada uma:
B) Respeito à diversidade e à cultura alimentar, desde que haja garantia inviolável de ingestão de alimentos fontes de nutrientes específicos para prevenção de doenças carenciais. Esse princípio de diversidade e cultura alimentar não tem relação nenhuma com carências nutricionais, ela diz respeito apenas AO RESPEITO à identidade e à cultura alimentar como um todo!
C) Fortalecimento da autonomia das instituições, em detrimento dos indivíduos. Esse princípio ele menciona sobre a AUTONOMIA dos INDIVÍDUOS, sobre seu conhecimento das perspectivas e sobre seu poder de decisão.
D) Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde, com foco na condição biológica das pessoas assistidas. Esse princípio ele levanta a questão justamente do ser humano ser visto ALÉM de sua condição biológica, e sim como uma todo: suas relações sociaism seus valores e sua história.
E) Segurança alimentar e nutricional fora da responsabilidade do setor saúde. A SAN, assim como o direito humano à alimentação saudável e adequada, é dever do estado e um direito de todos!
Alternativa correta: A