SóProvas


ID
3315493
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No Brasil, a deficiência de vitamina A era considerada um problema de saúde pública, sobretudo na região Nordeste e em alguns locais das regiões Sudeste e Norte. Contudo, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS‐2006) apontou que o problema se estendia por todas as regiões brasileiras. Nessa pesquisa, foi observado que 17% das crianças e 12,3% das mulheres apresentavam níveis inadequados da vitamina A. A fim de atuar sobre esse problema, o Ministério da Saúde atualizou em 2013 o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, estendendo‐o a todas as regiões brasileiras.

Brasil, 2013 (com adaptações).


Com relação a medidas importantes para a prevenção da hipovitaminose A recomendadas pelo Ministério da Saúde atualmente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar). Esse programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso constante no Programa Brasil sem Miséria, que objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância e reforça a assistência a criança menor de 5 anos para prevenção da deficiência de vitamina A, garantindo o acesso e disponibilidade do insumo a todas as crianças nessa faixa etária nas Regiões Norte e Nordeste e os municípios das Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste contemplados no Programa Brasil sem Miséria.

  • A questão tem duas respostas !??

    Medidas importantes de prevenção da deficiência de vitamina A:

    1. Promoção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade ou mais com a introdução dos alimentos complementares em tempo oportuno e de qualidade.

    2. Promoção da alimentação adequada e saudável, assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina A pela população.

    3. Suplementação profilática periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade, com megadoses de vitamina A.

    4. Suplementação profilática com megadoses de vitamina A para mulheres no pós-parto imediato (puérpera), antes da alta hospitalar.2

  • Tayrine, a partir de 2016 não é mais recomendado a suplementação de puérperas, pois segundo o MS não é mais visto benefícios dessa prática. Fonte: Nota Técnica nº 135/2016-. CGAN/DAB/SAS/M