SóProvas


ID
3315736
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A dança ao integrar a cultura corporal e tematizada enquanto conteúdo da educação física escolar deve contemplar um conjunto de suas diversas manifestações que se apresentam como expressões de cultura e regionalismo brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta somente tipos de danças regionais do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • A origem exata do nome da dança é desconhecida. Uma hipótese afirma que o nome fox-trot (literalmente "trotar da raposa") faz alusão a danças de origem africana, praticadas por afro-americanos, cuja coreografia imitava passos de animais e que teria inspirado o estilo de dança original do foxtrote. 

    O Tango surgiu na Argentina como música e dança por volta do final do século XIX, derivando de outros estilos como a habanera e a milonga. Inicialmente o Tango propagou-se entre as classes menos favorecidas de Buenos Aires, capital da Argentina, nos bares, cafés e prostíbulos. Somente entre as décadas de 1930 e 1940 ele começou a ganhar espaço e credibilidade nos salões, encantando as classes mais favorecidas da cidade. 

    Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha).

    A milonga originou-se de uma forma de canto e dança da Andaluzia, na Espanha, que, nos fins do século XIX, popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires. Posteriormente, a milonga, como dança, foi absorvida pelo tango. Porém ela sobreviveu como gênero musical, cantada ao som do violão. 

    A salsa surgiu nos anos 60, em Cuba. Ela foi caracterizada pela mistura de músicas caribenhas e teve influências do mambo, cha-cha-cha, rumba cubana, reggae e, até mesmo, do samba brasileiro. ... Primeiro veio a música no século XVI, que era chamada de “som cubano” e ganhou popularidade no século XIX. 

    Entre 1838 e 1849, a dança chamada "Upa Habanera" (Upa de Havana) fez seu caminho no Caribe sendo bem-vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos. Mas aos poucos, o merengue foi ganhando espaço.