SóProvas


ID
3315805
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O futebol é um esporte reconhecidamente tradicional no Brasil e deve ser objeto de estudo na educação física escolar. Segundo uma perspectiva crítica de educação física, o futebol pode ser abordado mediante uma análise que abarque vários aspectos, exceto o futebol enquanto

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Segundo Freire o futebol ensinado na escola regular ou na escola específica, deve contribuir para que a pessoa que o aprenda usufrua dele na sua vida cotidiana. No ambiente escolar, a pedagogia do esporte se volta não para a formação de atletas de performance, mas para que o futebol seja vivenciado e trabalhado de forma que todos possam ter acesso às habilidades e gestos motores de acordo com o seu desenvolvimento biológico, psicológico e social dentre outros conhecimentos, por exemplo, os conteúdos atitudinais e conceituais.

    O futebol assim como o futsal na escola deve ter uma formação básica, desenvolvendo as habilidades físico-mentais: consciência corporal, coordenação, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal em uma atmosfera de descontração, dinamismo e ludicidade.

    O ensinar no futebol, não é uma simples transmissão de conhecimento ou imitações de gestos, onde o aluno seja apenas um receptor passivo, acrítico, inocente e indefeso de seus fundamentos técnicos. Ensinar futebol é uma prática pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o sujeito aluno, criando possibilidades para construir esse conhecimento, inserindo e fazendo interagir o que o aluno já sabe, com o novo, ampliando-se assim, sua bagagem cultural e motora.

    Para Freire o aprendizado do futebol assim como de qualquer outro esporte é necessário o desenvolvimento de habilidades motoras. Essas habilidades são capacidades próprias do organismo para dar base às ações humanas, como a resistência, a velocidade de movimentação, a agilidade e a flexibilidade. Essas são habilidades inespecíficas para o futebol, pois em geral correspondem às habilidades gerais para a prática de qualquer esporte, sendo essenciais para o bom desempenho.

  • O esporte inserido nessa abordagem (crítica), está relacionado à compreensão histórica e investigativa.