SóProvas


ID
3316240
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na teoria piagetiana, a inteligência é ___________ , na medida em que incorpora todo e qualquer dado da experiência ou objeto ao sujeito. No entanto, não é pura, uma vez que para incorporar dados novos existem no sujeito modificações de esquemas para ajustes aos novos objetos a conhecer, o que implica ___________ .


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com Azenha (2000).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • A adaptação é um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. O organismo vivo é um ciclo de processos dinâmicos que vão sofrendo transformações para manter a homeostasia.

    A assimilação ocorre para que haja as transformações necessárias, tanto do ponto de vista físico, biológico como intelectual. "A inteligência é assimilação na medida em que incorpora nos seus quadros todo e qualquer dado da experiência. Quer se trate do pensamento quer graças ao juízo faz ingressar o novo no desconhecido e reduz assim o universo às suas noções próprias, quer se trate da inteligência sensório motora que estrutura as coisas percebidas, integrando-as nos seus esquemas." ( Piaget, 1979, p. 16).

    A acomodação se torna necessária para ajustar os novos dados incorporados aos de esquemas anteriores no processo de assimilação, produzindo a adaptação. Cada esquema é coordenado com os demais e constitui ele próprio uma totalidade formada de partes diferenciadas. A organização, por sua vez, é inseparável da adaptação. O primeiro diz respeito ao aspecto interno do ciclo e o segundo ao externo. "A "concordância do pensamento com as coisas" e a "concordância do pensamento consigo mesmo" exprimem essa dupla invariante funcional da adaptação e da organização. Ora, esses dois aspectos são indissociáveis: é adaptando-se às coisas que o pensamento se organiza e é organizando-se que estrutura as coisas"(Piaget, 1979, p. 19). 

  • Essa questão envolve conhecimentos acerca da teoria piagetiana sobre desenvolvimento cognitivo. O candidato deve indicar a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto apresentado no enunciado, de acordo com a autora Maria da Graça Azenha (2000). 
    De acordo com a teoria de Piaget, os processos de construção do conhecimento, de constituição e de desenvolvimento do sujeito confundem-se entre si. O desenvolvimento cognitivo engloba a organização simultânea da estrutura mental interna e a realidade externa, evidenciadas nos processos de assimilação e acomodação, em uma contínua adaptação. 
    A assimilação consiste em encaixar novos objetos em esquemas existentes. Ela permite reconhecer ou identificar os objetos ou experiências novas, aplicando-lhes os esquemas preexistentes. Já a acomodação é a modificação dos esquemas em função do meio. A criança acomoda um novo estímulo a uma nova estrutura cognitiva, criando, dessa forma, um novo esquema. 
    Ambos os processos resultam no desenvolvimento da estrutura cognitiva. Os sucessivos movimentos de assimilação e de acomodação transformam os esquemas primitivos do bebê em esquemas mais sofisticados, como os dos adultos. Portanto, a inteligência é assimilação na medida em que incorpora todo e qualquer dado da experiência ou objeto ao sujeito. No entanto, não é pura, uma vez que para incorporar dados novos existem no sujeito modificações de esquemas para ajustes aos novos objetos a conhecer, o que implica acomodação. 
    Fontes: AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo. De Piaget a Emilia Ferreiro. 7ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2000. 
    PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1975. 
    Portanto, a letra D, “assimilação ... acomodação", é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra D.